Pular para o conteúdo principal

CINE by Ricard Wolney

Mais uma do Discurso do Rei

De Ricard Wolney* 


Fonte das Imagens: Google
O cinema britânico de vez em quando nos brinda com alguns preciosidades. Esta é uma delas. O filme é, em uma das melhores palavras ditas dentro do próprio filme, ESPLÊNDIDO.

De um refinamento ímpar nos dias de hoje, O DISCURSO DO REI nos mostra a história real do príncipe Albert, futuramente conhecido por seu último nome: rei GEORGE VI. O filme conta com o maior número de indicações deste ano, doze.

Pra quem ainda não sabe ou não ouviu nenhuma piada do tipo “É o filme do Gago?” eu digo: É SIM o filme do gago. Mas que gago. E que filme.

Vamos ao gago:
Albert é o segundo filho do rei da Inglaterra George V. Ou seja, o irmão mais velho é quem vai governar no caso de morte do pai. Mas o príncipe Edward é, como diria o Capitão Nascimento, um fanfarrão. Ele só quer saber de festas (muitas) e mulheres (mais ainda). E ainda é simpatizante do nazismo. E Albert passa a se preocupar cada vez mais com  futuro do país e da família.

E no meio disso tudo, o cara é gago.

Ele tenta de tudo para se curar. Mas é de tudo mesmo, vocês precisam ver o filme. Quando está prestes a desistir, conhece um profissional da fala  (Lionel Logue – belissimamente interpretado por Geoffrey Rush) que o faz começar um tratamento. E em um país que está à beira da guerra, um rei gago é um negócio complicado, vamos e convenhamos.
O Rei de verdade fazendo um discurso de mentira
Deixando a história de lado, vamos ao filme:
O filme trata, na verdade, de amizade. Uma amizade quase impossível entre um membro da realeza e um homem comum (an ordinary man). Que foi construída muito lentamente, com um grau de confiança e de dificuldades que só uma verdadeira amizade pode ter. O duque de Windsor e seu “médico” ficam cada vez mais próximos e o filme nos mostra todo o caminho trilhado por eles.

O diretor Tom Hooper é quase um estreante. Seus dois filmes anteriores não são nem dignos de nota. Se estiverem interessados vejam a Wikipedia. Está lá. Mas o cara fez um trabalho, repito, esplêndido. Brilhante, grandioso, perfeito. Os atores estão soberbos. O Colin Firth fez seu melhor trabalho desde sempre.

P.S.: A briga do Oscar vai ser boa. Eu já dava quase como certa a vitória do James Franco por 127 Horas, com o Jeff Bridges (Bravura Indômita) e o Javier Bardem (de Biutiful) por fora, mas depois de ver o Colin Firth em ação estou babando pra assistir o Oscar e ver o ganhador que poderá ser qualquer um.

O Geoffrey Rush deve ganhar de coadjuvante. Enfim, revi o grande ator de Shine, Elizabeth e Contos Proibidos do Marquês de Sade, que desde este último estava representando papéis menores e não dignos de sua atuação. Helena Bonham Carter e o resto do elenco (excelente) estão perfeitos e são extraídos ao máximo.
A parte técnica, toda ela indicada ao Oscar, está perfeita. Direção de Arte, Cenários e Figurinos historicamente perfeitos (com material original cedido pela BBC de Londres), uma Fotografia, com referências ao famoso Fog inglês, belíssima, Edição muito segura (sem as inovações e transgressões que viraram padrão do cinema atual), O roteiro é um caso à parte. O roteirista conseguiu incluir dados das memórias de Lionel Logue que foram descobertos um mês antes do começo das gravações.

Enfim, é um filme com a cara do Oscar e que deve ganhar com sobras (apesar de não estarmos muito afins com o Facebook, e a invasão que deve ser nos Estados Unidos, o que faz d'A REDE SOCIAL um forte candidato).
That's it.
* Ricard Wolney é funci do BB
Agência Heráclito Graça
E contribui também com o blog: http://redecinefilia.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

E ATÉ QUANDO TERÁ VAGA PRA VOCÊ?

Você hoje já olhou para o seu colega do lado? O texto vai ser longo. Não foi proposital. Mas só vai ler quem tiver afim. Tivemos mais de cem colegas do Centro de operações CENOP em Recife que terão de se virar para saber o que vão fazer de sua vida funcional no mar de oportunidades que a empresa lhe criou sem combinar com eles, sem combinar com elas. O Banco muda seu modelo para se adaptar aos “novos tempos”, para conseguir “sobreviver diante dos novos paradigmas”. Mas que novos tempos e que novos paradigmas? Quem os definiu? Tudo é nominado por seres inanimados, respostas impessoalizadas para evitar-se o questionamento, o confronto direto aos verdadeiros responsáveis: banqueiros, grandes especuladores, os grandes capitalistas. E passa-se a ideia de que são os clientes ou o povo que quer. Quando se torna impossível enganar, então, afirma ser a mudança algo inevitável. As desculpas são as mais mentirosas: “Mas o Banco lhe oferece mais oportunidades, mais canais...” Fo

GREVE GERAL DIA 30: DERRUBAR AS REFORMAS E O GOVERNO CORRUPTO DE TEMER

É GRAVE! É GREVE! Nunca um governo esteve tão nitidamente envolvido em corrupção, com o presidente ocupando posto central em esquemas de corrupção. Mas por que ele ainda não foi derrubado? Por que ainda não se chamam novas eleições? Porque, além de um Congresso majoritariamente corrompido, ainda a elite econômica o sustenta para garantir os diversos golpes contra a classe trabalhadora, como foi o caso da Lei da Terceirização. Agora estão em jogo as reformas trabalhista e da Previdência. Na Reforma Trabalhista, o governo golpista sofreu uma primeira derrota na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Porém, agora o projeto de lei segue em tramitação para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, para o plenário. Só há um caminho para barrar as reformas. Não será esperar as ações do STF que tem Gilmar Mendes, tampouco basta a ação da Procuradoria Geral da República. É preciso pressão popular. E isto está comprovado. Tudo acontece, tudo está às mostras e nada é feito

GREVE GERAL DIA 28 DE ABRIL

É GRAVE! É GREVE! TODAS E TODOS À GREVE GERAL DO DIA 28 DE ABRIL             Há tempos não vivíamos uma época de tão imenso retrocesso em nosso Brasil e os mais diversos ataques à democracia e aos nossos direitos como trabalhadores e trabalhadores.             O desmonte nos serviços públicos que será aprofundado pela PEC 55 aprovada pelo governo golpista se soma à precarização ainda maior das relações de trabalho com o Projeto de Lei aprovado da Terceirização, a proposta de “reforma trabalhista” que impõe o acordado sobre o legislado e duplica o prazo para contratos temporários, entre outras medidas. E um dos maiores golpes: o ataque até mesmo ao direito à aposentadoria e a condições salariais dignas na velhice, momento em que o trabalhador mais precisará de sua renda para sobreviver.             A idade de 65 anos com mínima e de 49 anos de contribuição para poder receber na integralidade a média salarial de todo seu tempo de contribuição são duros golpes que fazem