Pular para o conteúdo principal

(EST)ÉTICA

O choro em 3 tempos - Regional HORA MARCADA


O Regional HORA MARCADA, por meio da execução de peças cada vez mais complexas, tem buscado voltar-se para apresentações de caráter cultural, para públicos cada vez maiores, mais seletos e mais exigentes. Isso tem possibilitado, inclusive, a realização de espetáculos, com público bastante expressivo, no Centro Cultural OBOÉ, no Teatro SESC Emiliano Queiroz, no Largo do Mincharia (Praia de Iracema), no Teatro SESC SENAC Iracema e no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, dentre outros espaços. Não obstante o foco cultural estabelecido por seus membros, o Regional também tem realizado apresentações em bares, restaurantes e em festas particulares de empresas, de instituições públicas e privadas, e familiares. Atualmente o Regional apresenta-se regularmente, toda 1ª sexta-feira de cada mês, no Café Pagliuca (Rua Barbosa de Freitas, 1035 – Aldeota), onde executa um repertório voltado para música ambiente, composta principalmente de CHORO, SAMBA e BOSSA-NOVA.
Tem por objetivo principal resgatar e divulgar composições que têm reconhecimento na memória da cultura musical, principalmente, a brasileira. Nesse contexto, tem buscado executar obras de compositores renomados nacionalmente, tais como, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Noel Rosa, sem, no entanto, esquecer dos compositores cearenses; Tarcísio Sardinha, por exemplo.
O CHORO e o SAMBA são os estilos mais executados pelo Regional HORA MARCADA, entretanto, outros estilos também compõem o repertório, tais como: maxixe, xote, xaxado, baião, frevo, valsa, marcha, bolero e fox.
Nesse show o Regional HORA MARCADA executará do choro clássico, como Vibrações e Flor do Abacate, ao choro gafieirado, como Nivaldo no choro e Na Glória, passando por composições de outros estilos, porém arranjadas como choro, tais como When I'm sixty-four, de autoria de John Lennon e Paul McCartney.

Formação do Regional HORA MARCADA

Antônio Sampaio (clarinete e voz), Augusto César (bandolim solo e voz); Cláudio Sampaio (violão-6 cordas), José Wellington (violão-7 cordas e voz), Luiz Antônio (violão-6 cordas e voz) e Tiago Gouveia (pandeiro e voz).
Para essa apresentação no Teatro SESC Emiliano Queiroz, o Regional HORA MARCADA contará com a participação dos músicos convidados Mário Luiz (cavaco centro e voz) e Dário Barreto (bateria).

Show: O choro em 3 tempos

Local:  Teatro SESC Emiliano Queiroz
(Av. Duque de Caxias, 1701 – Centro - em frente ao prédio do DNOCS)
Data: 12/AGO/2010 (quinta-feira), às 20h.
Ingressos:
- R$ 10,00 (inteira)
- R$ 5,00 (estudantes, idosos e comerciários)



VOCÊ SABE O QUE É SINERGIA, SIM?

Filme: Em Boa Companhia
Título original: In Good Company
País: EUA
Ano: 2004
Idioma: Inglês
Diretor: Paul Weitz
Roteiro: Paul Weitz
Gênero: Comédia / Drama
Elenco: Dennis Quaid; Topher Grace; Scarlett Johansson; Marg Helgenberger; David Paymer; Clark Gregg; Philip Baker Hall; Selma Blair; Frankie Faison; Ty Burrell; Kevin Chapman; Amy Aquino; entre outros

Quer saber o que significa SINERGIA? É... Sinergia: o nome do programa do Banco (do Brasil) para atingimento de metas e de adoecimento?
Assista ao filme: Em boa companhia, tradução literal e livre do título em inglês: In good company.
Tanto em português como em inglês, companhia tem as duas acepções: estar junto a alguém (que lhe acompanha), como a de empresa, corporação.
Seria então a que ser refere o filme?
À companhia do antigo chefe? O novo?
À companhia da filha do chefe? O novo chefe?
Ou à falta de companhia dos demitidos da empresa?
Ou à companhia que comprou a outra (companhia)?
Ou uma crítica ao mundo das “companhias”, o mundo dos negócios?
Assistam, talvez nem mesmo estas reflexões façam parte de sua audiência...
De todo modo, o filme surpreendeu-me com um final que não esperava.
Um mundo dos negócios com “final feliz”: Os demitidos voltam à companhia (empresa).
E o “novo” chefe demitido não fica com a filha do “antigo” chefe.
Se quiser esclarecer/entender o que estou dizendo, assista.
E se eu pedir mais uma vez para assistir, pode estar certo de que estou impregnado com os argumentos de venda: “Estou vibrando!!!” (risos)
Os filmes, como a literatura, como as histórias, a ficção e a realidade, esse conjunto que é a vida, a história humana, por vezes são metáforas, alegorias, recortes...
Uma estética capaz de revelar uma ética?
Mero entretenimento? Não para mim. Acho que para ninguém, consciente ou inconscientemente. Mas este é um julgamento da minha subjetividade, claro.
Por fim, uma pergunta fundamental para nós, feita pelo personagem de Topher Grace, Carter, o novo chefe:
“Você acredita mesmo no que faz, né?”

Postagens mais visitadas deste blog

E ATÉ QUANDO TERÁ VAGA PRA VOCÊ?

Você hoje já olhou para o seu colega do lado? O texto vai ser longo. Não foi proposital. Mas só vai ler quem tiver afim. Tivemos mais de cem colegas do Centro de operações CENOP em Recife que terão de se virar para saber o que vão fazer de sua vida funcional no mar de oportunidades que a empresa lhe criou sem combinar com eles, sem combinar com elas. O Banco muda seu modelo para se adaptar aos “novos tempos”, para conseguir “sobreviver diante dos novos paradigmas”. Mas que novos tempos e que novos paradigmas? Quem os definiu? Tudo é nominado por seres inanimados, respostas impessoalizadas para evitar-se o questionamento, o confronto direto aos verdadeiros responsáveis: banqueiros, grandes especuladores, os grandes capitalistas. E passa-se a ideia de que são os clientes ou o povo que quer. Quando se torna impossível enganar, então, afirma ser a mudança algo inevitável. As desculpas são as mais mentirosas: “Mas o Banco lhe oferece mais oportunidades, mais canais...” Fo

GREVE GERAL DIA 30: DERRUBAR AS REFORMAS E O GOVERNO CORRUPTO DE TEMER

É GRAVE! É GREVE! Nunca um governo esteve tão nitidamente envolvido em corrupção, com o presidente ocupando posto central em esquemas de corrupção. Mas por que ele ainda não foi derrubado? Por que ainda não se chamam novas eleições? Porque, além de um Congresso majoritariamente corrompido, ainda a elite econômica o sustenta para garantir os diversos golpes contra a classe trabalhadora, como foi o caso da Lei da Terceirização. Agora estão em jogo as reformas trabalhista e da Previdência. Na Reforma Trabalhista, o governo golpista sofreu uma primeira derrota na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Porém, agora o projeto de lei segue em tramitação para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, para o plenário. Só há um caminho para barrar as reformas. Não será esperar as ações do STF que tem Gilmar Mendes, tampouco basta a ação da Procuradoria Geral da República. É preciso pressão popular. E isto está comprovado. Tudo acontece, tudo está às mostras e nada é feito

GREVE GERAL DIA 28 DE ABRIL

É GRAVE! É GREVE! TODAS E TODOS À GREVE GERAL DO DIA 28 DE ABRIL             Há tempos não vivíamos uma época de tão imenso retrocesso em nosso Brasil e os mais diversos ataques à democracia e aos nossos direitos como trabalhadores e trabalhadores.             O desmonte nos serviços públicos que será aprofundado pela PEC 55 aprovada pelo governo golpista se soma à precarização ainda maior das relações de trabalho com o Projeto de Lei aprovado da Terceirização, a proposta de “reforma trabalhista” que impõe o acordado sobre o legislado e duplica o prazo para contratos temporários, entre outras medidas. E um dos maiores golpes: o ataque até mesmo ao direito à aposentadoria e a condições salariais dignas na velhice, momento em que o trabalhador mais precisará de sua renda para sobreviver.             A idade de 65 anos com mínima e de 49 anos de contribuição para poder receber na integralidade a média salarial de todo seu tempo de contribuição são duros golpes que fazem