Pular para o conteúdo principal

SINDICATO CEDE ESPAÇO PARA SUPERINTENDENTE DO BNB E MOSTRA DE QUE LADO ESTÁ!

Um sindicato abrir espaço em seus veículos de informação para qualquer associado não é estranho. Ao contrário, é necessário e democrático.

O estranho é que esta não é a conduta da diretoria de nosso Sindicato.

Diversas moções já foram apresentadas em Assembleias e aprovadas, sem sequer serem publicadas pelo Sindicato em nenhum de seus veículos.

Na última eleição do sindicato, mesmo após solicitação da chapa de oposição de haver espaço igual para as chapas, para conhecimento de todos os filiados, este espaço foi negado.

E hoje, na Assembleia, a diretoria do Sindicato, recusava-se a ler duas propostas de uma filiada sua na Assembleia, até ser pressionada pela ampla maioria dos presentes a que isso fosse feito.

O estranho, portanto, é a facilidade com que a Diretoria de nosso Sindicato abriu espaço para "esclarecimento" de um dos superintendentes do Banco do Nordeste, em um "Boletim Eletrônico Especial" enviado na data de hoje, 10/10/2011 aos funcionários do BNB.

Queríamos que tal conduta fosse seguida sempre que um filiado (a) se dirigisse ao sindicato solicitando a participação em seus diversos espaços, inclusive de seus instrumentos de negociação.

Ou será que o sindicato só publica material e opinião daqueles com quem comunga?

Na época em que havia reunião de delegados sindicais, chegamos a aprovar o boletim dos delegados sindicais. Bem... não precisamos dizer, né? Alguém viu algum por aí? Nunca teve, né?

Até reuniões de delegados sindicais deixaram de existir...

Fica então a pergunta: Quais interesses dirigem a conduta desta gestão?

Uma gestão decadente, falida e que não mais representa os interesses do conjunto da categoria.

De uma gestão que tem medo que a base participe e só funciona, quando muito, sob pressão, dá para entender de que lado ela está, não é, mesmo?

Abaixo, segue a notícia publicada no site da AFBNB criticando a nomeação de tal superintendente para uma diretoria do Banco, que deu origem ao tal esclarecimento do superintendente do BNB em boletim "especial" de nosso sindicato.

Porque, ao invés de somar-se à crítica da AFBNB, a diretoria do Sindicato cede espaço ao superintendente?

Que motivos há nisso? Uma pergunta que não quer calar e cuja resposta já todos temos!

Do site da AFBNB: www.afbnb.com.br


sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Possível nomeação no BNB é uma afronta aos trabalhadores
Reiteradas vezes a Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB) tem publicado que o Banco do Nordeste não é moeda de troca, e que quem vier a ocupar cargos de relevância na administração deve atender a um perfil – reputação ilibada, capacidade de diálogo com os trabalhadores dentre outras características. Este perfil é defendido pela AFBNB na Carta Compromisso com o Desenvolvimento Regional, documento entregue à presidenta da República e aos governadores da região. Tal posicionamento foi reforçado no início deste ano, diante dos inúmeros balões de ensaio quanto à nomeação do presidente e diretoria da instituição.

A coluna de Ilimar Franco (jornal O Globo) de hoje informa que o PMDB teria emplacado dois nomes para a diretoria do Banco do Nordeste do Brasil, sendo um deles o atual superintendente do Banco no Estado do Ceará, Isidro Moraes de Siqueira, para a diretoria de Controle e Risco.

Além do aspecto já citado, caso seja con" rmado, a AFBNB vê com grande preocupação, haja vista que o Superintendente do Ceará tem sido motivo de matérias desta Associação dando conta de práticas antisindicais e de assédio moral contra seus subordinados, que lhe valeram moção de repúdio em assembléia dos bancários durante a greve de 2009, e de manifestações do movimento sindical na sede da superintendência. Afora isso, tramitam
no Ministério Público Federal e Estadual denúncias - já de domínio público - de irregularidades em operações no âmbito da Superintendência pela qual ele responde.

O próprio Ministério Público Estadual já expediu documento ao presidente do Banco afirmando que os depoimentos dados àquele órgão são contundentes e apontam para a veracidade das denúncias.

A AFBNB não apenas repudia a nomeação de Isidro, a qual não atende o perfil defendido pela entidade, assim como exige que seja revogada, em caso de confirmação, considerando o que foi dito acima. O Banco do Nordeste do Brasil, enquanto instituição indutora do desenvolvimento de uma região que ainda precisa superar inúmeros desafios para alcançar indicadores sociais aceitáveis, precisa estar acima de disputas e acomodações
político-partidárias.

O BNB precisa, sim, ter condições para cumprir plenamente sua missão, por exemplo, com aumento de seu capital social e rede de agências para melhor servir à sociedade e respeito a sua característica de banco de desenvolvimento e não comercial. Nesse sentido, a AFBNB ratifica o entendimento de que não é adequado promover nomeação de tamanha envergadura sem que as denúncias ora em investigação pelos órgãos internos e externos sejam concluídas, sob pena de prejuízos à instituição e à sociedade.

Esperamos que a presidenta da República tenha sensibilidade para resolver essa situação, uma vez que é de sua exclusiva alçada e responsabilidade a nomeação, à
luz do perfil que lhe foi disponibilizado pela AFBNB e à altura e importância de uma instituição do caráter do Banco do Nordeste do Brasil.

Quanto a nós, Associação, estamos encaminhando essa preocupação às direções do PMDB e PT, à Casa Civil, ao Conselho de Administração do Banco e ao Ministério da Fazenda (ao qual o Banco está vinculado).

Íntegra da notícia:
“O PMDB COMEMORA. Os senadores emplacaram Fernando Passos na diretoria Financeira do Banco do Nordeste e os deputados Isidro Moraes de Siqueira na diretoria de Controle e Risco.” http://oglobo.globo.com/blogs/ilimar/posts/2011/10/07/expondo-dilma-409875.asp
Fonte: AFBNB

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Bancários do Ceará - SEEB/CE • Fortaleza, 10 de outubro de 2011
SINDICATO EXIGE APURAÇÃO DE DENÚNCIAS SOBRE CORRUPÇÃO NO BNB
O Sindicato dos Bancários do Ceará continua exigindo dos órgãos de fiscalização do Banco providências no sentido de apurar denúncias de corrupção no BNB. A preocupação do SEEB/CE é com a preservação do patrimônio público administrado pela Instituição, sempre exposto à interferência de políticos que dela querem se apropriar.

Ao tempo em que cumpre o seu papel de vigilância, o Sindicato procura fazê-lo com serenidade, sem expor à execração pública qualquer pessoa que esteja sendo acusada de envolvimento no caso. Por isso, não cita nomes – a menos que seja autorizado – quando aborda a questão. E busca assegurar o direito amplo de defesa a todos, sem prejulgamentos.

Considerando essas premissas, divulga a pedido de seu associado Isidro Siqueira de Morais, a seguinte nota de esclarecimento:                              






Boletim Eletrônico do Sindicato dos Bancários do Ceará - SEEB/CE • Fortaleza, 10 de outubro de 2011
SINDICATO EXIGE APURAÇÃO DE DENÚNCIAS SOBRE CORRUPÇÃO NO BNB
O Sindicato dos Bancários do Ceará continua exigindo dos órgãos de fiscalização do Banco providências no sentido de apurar denúncias de corrupção no BNB. A preocupação do SEEB/CE é com a preservação do patrimônio público administrado pela Instituição, sempre exposto à interferência de políticos que dela querem se apropriar.

Ao tempo em que cumpre o seu papel de vigilância, o Sindicato procura fazê-lo com serenidade, sem expor à execração pública qualquer pessoa que esteja sendo acusada de envolvimento no caso. Por isso, não cita nomes – a menos que seja autorizado – quando aborda a questão. E busca assegurar o direito amplo de defesa a todos, sem prejulgamentos.

Considerando essas premissas, divulga a pedido de seu associado Isidro Siqueira de Morais, a seguinte nota de esclarecimento:


NOTA DE ESCLARECIMENTO Em referência ao veiculado no informativo “NOSSA VOZ”, editado pela Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB), que circulou nesta data (7), venho esclarecer, A BEM DA VERDADE DOS FATOS, tendo em vista que o meu nome foi citado explicitamente sem defesa prévia, com acusações levianas desprovidas de quaisquer fundamentações:

1. Há quarenta anos sou bancário, tendo exercido funções de gestão tanto na iniciativa privada – BRADESCO e BANCESA –, como na iniciativa pública, onde ingressei no Banco do Nordeste em 1985, por meio de concurso público.

2. No BNB fui galgando promoções à custa de muito trabalho e dedicação, cujos frutos são os excelentes relacionamentos pessoais, tanto com o corpo funcional, onde se confirma uma relação baseada no respeito, como o público externo, além dos destacados resultados operacionais.

3. Ao longo de minha carreira no BNB, prestei serviços em mais de 126 agências da Instituição, ora implantando sistemas inovadores, ora promovendo treinamentos em serviço para o corpo funcional como instrutor, e, também, como gestor em mais de nove agências do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

4. Em 2005, fui nomeado Superintendente para o Estado do Maranhão, sendo o primeiro executivo do Banco designado, exclusivamente, para atender aquele Estado. Logo no primeiro ano de minha gestão, recebi o Título de Cidadania Maranhense, outorgado pela Assembléia Legislativa, além de doze premiações concedidas pela Diretoria do BNB, destacando-se o prêmio de “Melhor Performance Estadual no Programa de Ação 2005”, dentre os demais Estados atendidos pelo Banco.

5. Em reconhecimento pelo excelente trabalho realizado no Estado do Maranhão, em Agosto de 2006, fui nomeado pela Superior Administração do Banco para o cargo de Superintendente para o Estado do Ceará.

6. Nesta função, de Superintendente Estadual, tenho pautado minha gestão com postura ética e profissional, baseada em três premissas básicas e bastante simples, porém de grande amplitude social: ampliação e fortalecimento das parcerias institucionais; constante aprimoramento do atendimento prestado aos clientes do Banco de todos os portes e segmentos sociais; e, valorização do quadro funcional, pois sem o apoio de uma equipe não teria conseguido alcançar o primeiro lugar no Programa de Ação do Banco em quatro oportunidades, inclusive, no exercício de 2010.

7. Quanto à acusação de assédio moral e práticas antisindicais, tais afirmações não condizem com a realidade, tendo sido citado na nota um caso isolado durante a greve de 2009, que foi resolvida em forma pacífica em reunião com a Diretoria da AFBNB, além da tranqüilidade demonstrada pela maioria absoluta dos funcionários no exercício de suas atribuições.

8. Quanto às denúncias de irregularidades em operações de crédito citadas na nota da AFBNB, afirmo que não tenho participação em nenhuma prática ilegal, possuindo “ficha limpa” na minha vida profissional de 40 anos de serviços laborais, fato este que será confirmado pelas autoridades competentes no decorrer das apurações.

9. Entendo que é, no mínimo, precipitada a condenação prévia de um funcionário de carreira bancária, com relevantes serviços prestados à Instituição e ao Nordeste, sem as devidas provas que possam materializar essas denúncias.
10.Por este motivo, faço estes esclarecimentos públicos e coloco-me a disposição dos representantes dos funcionários para quaisquer informações adicionais que julguem necessárias, como também a outras instâncias internas do Banco ou órgãos fiscalizadores externos.

Fortaleza (CE), 07 de Outubro de 2011.

ISIDRO Moraes de Siqueira
Funcionário de carreira do Banco do Nordeste, sindicalizado desde 1985.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E ATÉ QUANDO TERÁ VAGA PRA VOCÊ?

Você hoje já olhou para o seu colega do lado? O texto vai ser longo. Não foi proposital. Mas só vai ler quem tiver afim. Tivemos mais de cem colegas do Centro de operações CENOP em Recife que terão de se virar para saber o que vão fazer de sua vida funcional no mar de oportunidades que a empresa lhe criou sem combinar com eles, sem combinar com elas. O Banco muda seu modelo para se adaptar aos “novos tempos”, para conseguir “sobreviver diante dos novos paradigmas”. Mas que novos tempos e que novos paradigmas? Quem os definiu? Tudo é nominado por seres inanimados, respostas impessoalizadas para evitar-se o questionamento, o confronto direto aos verdadeiros responsáveis: banqueiros, grandes especuladores, os grandes capitalistas. E passa-se a ideia de que são os clientes ou o povo que quer. Quando se torna impossível enganar, então, afirma ser a mudança algo inevitável. As desculpas são as mais mentirosas: “Mas o Banco lhe oferece mais oportunidades, mais canais...” Fo

GREVE GERAL DIA 30: DERRUBAR AS REFORMAS E O GOVERNO CORRUPTO DE TEMER

É GRAVE! É GREVE! Nunca um governo esteve tão nitidamente envolvido em corrupção, com o presidente ocupando posto central em esquemas de corrupção. Mas por que ele ainda não foi derrubado? Por que ainda não se chamam novas eleições? Porque, além de um Congresso majoritariamente corrompido, ainda a elite econômica o sustenta para garantir os diversos golpes contra a classe trabalhadora, como foi o caso da Lei da Terceirização. Agora estão em jogo as reformas trabalhista e da Previdência. Na Reforma Trabalhista, o governo golpista sofreu uma primeira derrota na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Porém, agora o projeto de lei segue em tramitação para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, para o plenário. Só há um caminho para barrar as reformas. Não será esperar as ações do STF que tem Gilmar Mendes, tampouco basta a ação da Procuradoria Geral da República. É preciso pressão popular. E isto está comprovado. Tudo acontece, tudo está às mostras e nada é feito

GREVE GERAL DIA 28 DE ABRIL

É GRAVE! É GREVE! TODAS E TODOS À GREVE GERAL DO DIA 28 DE ABRIL             Há tempos não vivíamos uma época de tão imenso retrocesso em nosso Brasil e os mais diversos ataques à democracia e aos nossos direitos como trabalhadores e trabalhadores.             O desmonte nos serviços públicos que será aprofundado pela PEC 55 aprovada pelo governo golpista se soma à precarização ainda maior das relações de trabalho com o Projeto de Lei aprovado da Terceirização, a proposta de “reforma trabalhista” que impõe o acordado sobre o legislado e duplica o prazo para contratos temporários, entre outras medidas. E um dos maiores golpes: o ataque até mesmo ao direito à aposentadoria e a condições salariais dignas na velhice, momento em que o trabalhador mais precisará de sua renda para sobreviver.             A idade de 65 anos com mínima e de 49 anos de contribuição para poder receber na integralidade a média salarial de todo seu tempo de contribuição são duros golpes que fazem