Pular para o conteúdo principal

2010 é o ano da isonomia!

2010 é o ano da isonomia!

Mesmo trabalho, mesmos direitos: essa é uma luta de todos!

Por Flaviano Correia Cardoso – Delegado Sindical CAIXA – Ag. Sé/SP


Milhares de mulheres e homens executam um duro trabalho diário para que a CAIXA seja, cada dia mais, uma forte empresa pública. Esse trabalho é feito com parceria, coleguismo e muita solidariedade. A luta para que todos que realizam o mesmo trabalho recebam a mesma remuneração e respeito é uma luta solidária entre todos os empregados.

Essa luta recebeu o nome de ISONOMIA (igualdade perante a lei) e movimenta há mais de uma década novos e antigos empregados, não distingue idade, orientação sexual, gênero ou raça. Lutamos por igualdade e isso é uma questão de respeito.

Há 12 anos, FHC retirou importantes direitos dos empregados de importantes empresas públicas do país, dentre elas a Petrobras, Caixa Federal e Banco do Brasil. Na Caixa a luta e a organização dos empregados vem a cada greve reconquistando o que foi arrancado. Embora tenha sido promessa de campanha, o Governo Lula se empenha em apresentar a CAIXA como uma grande ferramenta de sua gestão, sem resolver problemas importantes como a alta demanda por empregados e a isonomia. O trabalho aumentou e os direitos continuam desiguais entre os empregados.

Só com muita luta conseguimos alguns avanços na retomada de alguns dos nossos direitos: foi preciso uma forte greve em 2003 para reconquistamos as APIP´s (ausências permitidas) e o direito ao parcelamento de férias. Em 2004, garantimos o Saúde Caixa com mensalidade única para todos os empregados. E em 2008, garantimos a mesma tabela salarial entre novos e antigos na carreira administrativa. Essas reconquistas deram um exemplo de força e organização construída de forma unitária pelos empregados.

Esse ano é um ano chave para resolver de uma vez por todas essa questão. É um ano em que estamos em evidência, pois compomos uma empresa pública robusta, que foi fundamental para evitar que os impactos da crise fossem ainda mais desastrosos para a população em geral.

Todos os dias o resultado do nosso trabalho é evidenciado na execução dos programas de habitação, infraestrutura, crédito e programas sociais.

Ao compararmos os números e a destinação do orçamento público do nosso país, sabemos que ainda é pouco o que o governo destina para o povo diante de suas enormes necessidade, principalmente se considerarmos a importância da nossa riqueza e os privilégios que acumulam os ricos banqueiros e empresários em nosso país.

Mas é preciso levar em conta que o pouco que é gasto interfere na realidade do povo. E é por meio do nosso trabalho que essas conquistas chegam a milhões de brasileiros e brasileiras. Tudo isso estará na ordem nos meses que antecedem as eleições.

Nossa campanha por igualdade de direitos e mais valorização deve ser do tamanho da importância que temos enquanto empregados da CAIXA. Afinal defender essa empresa é defender os direitos e a valorização daqueles que a constroem dia-a-dia com o seu esforço.

Campanha nacional pela Isonomia: essa luta já começou!

Plenária nacional dos dirigentes sindicais, realizada em dezembro do ano passado, contou com a defesa uníssona de todas as forças políticas do movimento pela deflagração da campanha nacional “2010 é ano da isonomia”. O calendário da campanha teve atos de lançamento em todo país, com distribuição de camisetas, cartazes, adesivos, e cresce a cada dia entre os empregados.

Para ser vitoriosa nossa campanha deve ser deflagrada de forma permanente, reconstruindo nos locais de trabalho em todo país a cultura da garantia aos direitos reconquistados ao lado da luta constante pelos direitos que ainda nos são privados. Esse processo de organização e mobilização deve ter início com plenárias de delegados sindicais e construção de encontros de empregados em todo país. Temos que construir no início do próximo semestre um grande dia nacional de paralisação, para dialogar com a população sobre a discriminação e o desrespeito que 60% dos empregados da empresa sofrem atualmente. Esse deve ser um espaço público para compartilhar com a população as carências e necessidades da Empresa.

Para organizar a luta:

Plenárias Sindicais!

Encontros Regionais pela Isonomia!

Comitês em defesa dos nossos direitos!

ATS (1% ao ano independente do índice de reajuste); Licença prêmio (18 dias anuais) PARA TODOS!

Banco público se faz com valorização dos empregados

É fundamental entender que a tática da empresa e vencer a nossa luta pelo tempo. O modelo proposto para a empresa se pretende cada vez menos social e mais negocial. Esse caminho mercantiliza a empresa, e abre espaço para o desvio de suas funções estratégicas para o país. A prioridade tem sido cada vez mais o lucro, as metas do AVG estão e cada vez mais negócios para o dia-a-dia da empresa. Esse objetivo está somado a estratégia de reconfigurar o corpo funcional, colocando questões como o enxugamento dos gastos com o pessoal, redução de jornada com reflexos nos salários e a readequação das referências do Plano de Cargos Comissionados. É a proposta do Plano de Funções Gratificadas (Novo PFG). Para implementar esse pacote de mudanças as estratégias do governo são antigas e vão desde a divisão dos empregados, controle rígido do corpo gerencial até a retirada direta de direitos como acontece com os direitos que hoje motivam a bandeira da ISONOMIA.

Recentemente os empregados presenciaram a forma desrespeitosa com que a empresa tratou a questão do direito ao vale alimentação para os trabalhadores que ingressaram na empresa até 1995. Prometeu, pôs no papel e não cumpriu! Essa luta deve ser retomada e estendida como mais um item da isonomia, entendendo o VA como conquista e direito adquirido para todos.

A greve do ano passado foi uma das mais fortes do último período. A luta pela isonomia só não avançou por conta da decisão truculenta da Direção da Empresa em levar a nossa greve para o TST. Esse ano é preciso garantir participação, para além da adesão a greve, para que acumulemos a força social necessária para alcançar os nossos objetivos. O chamado a essa participação já foi iniciado. É preciso divulgar amplamente a realização dos Encontros Regionais Pela Isonomia, convocar a participação nos comitês, realizar plenárias de Del. Sindicais e preparar a discussão para o nosso CONECEF (Congresso nacional dos Empregados da CAIXA). O Sindicato de Santos realizou o encontro na base e do Espírito Santo realizará no próximo dia 20 de março. Iniciativas como essa devem se reproduzir por todo país, como uma forma de garantir à nossa luta nacionalmente!

Com organização e mobilização reconquistaremos o que é nosso! Avançar na luta pela isonomia! Contra todo tipo de discriminação!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E ATÉ QUANDO TERÁ VAGA PRA VOCÊ?

Você hoje já olhou para o seu colega do lado? O texto vai ser longo. Não foi proposital. Mas só vai ler quem tiver afim. Tivemos mais de cem colegas do Centro de operações CENOP em Recife que terão de se virar para saber o que vão fazer de sua vida funcional no mar de oportunidades que a empresa lhe criou sem combinar com eles, sem combinar com elas. O Banco muda seu modelo para se adaptar aos “novos tempos”, para conseguir “sobreviver diante dos novos paradigmas”. Mas que novos tempos e que novos paradigmas? Quem os definiu? Tudo é nominado por seres inanimados, respostas impessoalizadas para evitar-se o questionamento, o confronto direto aos verdadeiros responsáveis: banqueiros, grandes especuladores, os grandes capitalistas. E passa-se a ideia de que são os clientes ou o povo que quer. Quando se torna impossível enganar, então, afirma ser a mudança algo inevitável. As desculpas são as mais mentirosas: “Mas o Banco lhe oferece mais oportunidades, mais canais...” Fo

GREVE GERAL DIA 30: DERRUBAR AS REFORMAS E O GOVERNO CORRUPTO DE TEMER

É GRAVE! É GREVE! Nunca um governo esteve tão nitidamente envolvido em corrupção, com o presidente ocupando posto central em esquemas de corrupção. Mas por que ele ainda não foi derrubado? Por que ainda não se chamam novas eleições? Porque, além de um Congresso majoritariamente corrompido, ainda a elite econômica o sustenta para garantir os diversos golpes contra a classe trabalhadora, como foi o caso da Lei da Terceirização. Agora estão em jogo as reformas trabalhista e da Previdência. Na Reforma Trabalhista, o governo golpista sofreu uma primeira derrota na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Porém, agora o projeto de lei segue em tramitação para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, para o plenário. Só há um caminho para barrar as reformas. Não será esperar as ações do STF que tem Gilmar Mendes, tampouco basta a ação da Procuradoria Geral da República. É preciso pressão popular. E isto está comprovado. Tudo acontece, tudo está às mostras e nada é feito

GREVE GERAL DIA 28 DE ABRIL

É GRAVE! É GREVE! TODAS E TODOS À GREVE GERAL DO DIA 28 DE ABRIL             Há tempos não vivíamos uma época de tão imenso retrocesso em nosso Brasil e os mais diversos ataques à democracia e aos nossos direitos como trabalhadores e trabalhadores.             O desmonte nos serviços públicos que será aprofundado pela PEC 55 aprovada pelo governo golpista se soma à precarização ainda maior das relações de trabalho com o Projeto de Lei aprovado da Terceirização, a proposta de “reforma trabalhista” que impõe o acordado sobre o legislado e duplica o prazo para contratos temporários, entre outras medidas. E um dos maiores golpes: o ataque até mesmo ao direito à aposentadoria e a condições salariais dignas na velhice, momento em que o trabalhador mais precisará de sua renda para sobreviver.             A idade de 65 anos com mínima e de 49 anos de contribuição para poder receber na integralidade a média salarial de todo seu tempo de contribuição são duros golpes que fazem