Pular para o conteúdo principal

Vitória! Sindicato de Bauru/Conlutas obtém liminar que impede a CEF de transferir funcionários compulsoriamente

Do site www.seebbauru.org.br

Enquanto o mérito da ação não é julgado, está garantida a permanência de qualquer bancário da Caixa no município, com suas funções e remunerações também devidamente inalteradas. Foi uma grande vitória, mas a luta continua!


Na Trincheira 127
07/04/2010

Em 25 de março, numa decisão exemplar, a Dra. Ana Cláudia Pires Ferreira de Lima, juíza da 4a Vara do Trabalho de Bauru, concedeu a liminar requerida dois dias antes pelo Sindicato dos Bancários de Bauru e Região/Conlutas contra a transferência compulsória dos trabalhadores lotados em áreas-meio que se encontram no foco do processo de reestruturação da CEF (Gicot, Gicop, Gipes, Giris e Gifug). A liminar garante que todos os empregados serão mantidos em suas atuais lotações, em funções compatíveis com as executadas atualmente, sem que a CEF suprima qualquer adicional que venha sendo pago a eles. Caso a CEF se atreva a violar algum desses direitos, pagará multa diária de R$ 500 por trabalhador atingido.


PLANO DIABÓLICO
A Caixa pretende centralizar algumas áreas-meio em São Paulo e Brasília. E está fazendo tudo de supetão, sem qualquer critério racional, nem discussão com os empregados afetados, numa atitude irresponsável, desrespeitosa e antiética. A decisão de acabar com o modelo de filiais atualmente vigente foi tomada numa reunião obscura, ocorrida em 29 de dezembro, entre o Natal e o Reveillón, "por debaixo do pano". A meta da CEF é extinguir esse modelo até o fim de junho. Quanta irresponsabilidade!

Embora tivesse divulgado o plano, o fato é que só no último dia 11 a Caixa comunicou os empregados, praticamente ordenando às vítimas que arrumassem suas malas e procurassem outro lugar para trabalhar. Somente em Bauru, mais de 70 empregados poderiam já ter sido imediatamente atingidos (Gicot e Gicop). Uma mudança de vida não se decide tão rapidamente e sob tamanha pressão. Daí a urgente e vigorosa interferência do Sindicato. Daí nossa grande vitória na Justiça! E daí rebatizarmos a reestruturação de "desestruturação"!

UNIDOS NA LUTA!
O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região/Conlutas parabeniza todos os empregados ameaçados pela Caixa, notadamente os da Gicop e da Gicot, que, seguindo nossa orientação de luta e resistência, mantiveram-se unidos e conseguiram impedir que a truculência dessa irresponsável direção do banco prevalecesse sobre nossos direitos de trabalhadores dignos e valorosos que somos.

Saudações aos que têm coragem!
É preciso organizar protestos. Mas é fundamental uma GREVE NACIONAL!
Aliado a ações na justiça em todo o país.


Sindicatos do país inteiro têm de seguir o exemplo de Bauru. Inicial que obteve liminar está à disposição no site

Os sindicatos da CUT promovem hoje, dia 7, o Dia Nacional de Luta Contra a Reestruturação da CEF. Eles vão denunciar a decisão do banco de extinguir as unidades regionais de áreas-meio, que tem forçado centenas, milhares de trabalhadores a se transferirem para outras cidades. Mas só isso não basta.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região/Conlutas, protestos sempre são válidos. Mas é certo que a luta contra a reestruturação alcançará melhor resultado se for intensificada, tanto na via política, com a deflagração de uma grande greve nacional, como também na via judicial, com ajuizamento de ações como a que propusemos em Bauru. O Dr. Sérgio Ribeiro, advogado do Sindicato e autor da ação até aqui vitoriosa, defende que essa mesma ação seja proposta por todos os sindicatos de outros lugares em situação semelhante.

Para tanto, o Sindicato já disponibilizou no site a petição inicial que obteve a liminar contra a reestruturação. Todos os sindicatos do país inteiro, sintam-se à vontade para utilizá-la como modelo. Mas que ninguém deixe de travar também essa luta na via judicial. Afinal, quanto mais ações vitoriosas na Justiça do Trabalho, mais difícil será para a direção da Caixa implementar seus planos diabólicos.

Acesse a petição inicial do SEEB Bauru/Conlutas:
http://www.seebbauru.org.br/admin/webeditor/uploads/files/inicial_contra_reestruturacao_cef.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO 04/05, A PARTIR DAS 09 HORAS!

HORA DE PARTICIPAR!                 Uma vez por ano, ocorre o Congresso dos Funcionários do Banco do Brasil, o CONECEF, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste do Brasil. Para sua realização, existem as etapas estaduais, os Encontros Estaduais dos Funcionários destas instituições.                 Nestes encontros são definidas as pautas específicas de nossas reivindicações, formas de organização e luta pelos nossos direitos. No Encontro Estadual, também elegemos os delegados e delegadas que nos representarão nos respectivos congressos nacionais.                 Aqui, no Ceará, ocorrerá neste sábado, 04/05, a partir das 09 horas, no Praiano Palace Hotel, localizado à av. Beira Mar, 2800 .                 É fundamental a participação do maior número de colegas, tanto da capital, como do interior de nosso estado, para que enviemos uma delegação representativa e independente, sem atrelamento aos patrões e das direções sindicais que não nos representam.           

E ATÉ QUANDO TERÁ VAGA PRA VOCÊ?

Você hoje já olhou para o seu colega do lado? O texto vai ser longo. Não foi proposital. Mas só vai ler quem tiver afim. Tivemos mais de cem colegas do Centro de operações CENOP em Recife que terão de se virar para saber o que vão fazer de sua vida funcional no mar de oportunidades que a empresa lhe criou sem combinar com eles, sem combinar com elas. O Banco muda seu modelo para se adaptar aos “novos tempos”, para conseguir “sobreviver diante dos novos paradigmas”. Mas que novos tempos e que novos paradigmas? Quem os definiu? Tudo é nominado por seres inanimados, respostas impessoalizadas para evitar-se o questionamento, o confronto direto aos verdadeiros responsáveis: banqueiros, grandes especuladores, os grandes capitalistas. E passa-se a ideia de que são os clientes ou o povo que quer. Quando se torna impossível enganar, então, afirma ser a mudança algo inevitável. As desculpas são as mais mentirosas: “Mas o Banco lhe oferece mais oportunidades, mais canais...” Fo

GREVE GERAL DIA 30: DERRUBAR AS REFORMAS E O GOVERNO CORRUPTO DE TEMER

É GRAVE! É GREVE! Nunca um governo esteve tão nitidamente envolvido em corrupção, com o presidente ocupando posto central em esquemas de corrupção. Mas por que ele ainda não foi derrubado? Por que ainda não se chamam novas eleições? Porque, além de um Congresso majoritariamente corrompido, ainda a elite econômica o sustenta para garantir os diversos golpes contra a classe trabalhadora, como foi o caso da Lei da Terceirização. Agora estão em jogo as reformas trabalhista e da Previdência. Na Reforma Trabalhista, o governo golpista sofreu uma primeira derrota na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Porém, agora o projeto de lei segue em tramitação para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, para o plenário. Só há um caminho para barrar as reformas. Não será esperar as ações do STF que tem Gilmar Mendes, tampouco basta a ação da Procuradoria Geral da República. É preciso pressão popular. E isto está comprovado. Tudo acontece, tudo está às mostras e nada é feito