Pular para o conteúdo principal

Frente Bancária de Oposição no 1º de maio de luta!

Primeiro de Maio é dia de protesto e não festa bancada por governos e patrões, com distribuição de brindes!
E assim participaram de um belíssimo ato de protesto trabalhadores (as) organizados (as) na INTERSINDICAL, Conlutas, MCP e outros movimentos populares.

Do jornal O POVO on line http://opovo.uol.com.br/opovo/fortaleza/979202.html

1º de Maio

Caminhada em defesa dos direitos dos trabalhadores

Lucinthya Gomes
lucinthya@opovo.com.br

01 Mai 2010 - 13h50min
A caminhada saiu da praça da Cruz, na Serrinha, e passou pelo terminal de ônibus da Parangaba(Foto: EDIMAR SOARES)
A camisa dele tinha os dizeres, em alusão à campanha salarial: ``Sou peão, sou de luta``. O pedreiro Francisco das Chagas Gonzaga, 51, aproveitou o Dia do Trabalho para reivindicar seus direitos como empregado. Chegou cedo à praça da Cruz, na Serrinha, para participar da caminhada classista unificada, que reuniu várias categorias profissionais, como bancários, motoristas de ônibus e servidores municipais. A caminhada seguiu em direção ao Terminal da Parangaba, rumo ao Ginásio Poliesportivo do bairro.

``Nós, da construção civil, trabalhamos 44 horas semanais. Dentro da jornada diária, temos só meia hora de descanso``, disse Gonzaga, que é membro da diretoria executiva do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil. De acordo com o coordenador estadual da Intersindical, que é uma central de trabalhadores, Ailton Lopes, a manifestação levantava principalmente as bandeiras da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e contra a criminalização dos movimentos sociais.

Lopes citou ainda a luta pela queda do fator previdenciário, que reduziu, em 1998, cerca de 23% da aposentadoria dos homens e 30% das mulheres. ``Terça-feira que vem tem o reajuste dos aposentados. A gente quer que seja o mesmo aumento do salário mínimo, retroativo a janeiro de 2010``, acrescentou.

Trânsito
Logo que a caminhada começou, por volta das 10 horas, um lado da pista ficou fechado, gerando congestionamento. Os motoristas optaram por trafegar na contramão, dividindo a pista com o contrafluxo. Antes da manifestação chegar ao terminal da Parangaba, alguns ônibus faziam o embarque e desembarque de passageiros do lado de fora. ``Se eles entrarem, não vão conseguir mais sair, porque a manifestação vai fechar o terminal``, disse um dos auxiliares de operação do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

``Queremos alertar a população que a manifestação está de passagem e é pacífica``, dizia um dos manifestantes ao microfone, citando a alusão ao Dia do Trabalho. A entrada e e saída do terminal, pela rua Carlos Amora, ficaram fechadas por cerca de 10 minutos. Usuários do terminal observavam com curiosidade. A Guarda Municipal compareceu, mas não houve atrito. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) ajudaram no tráfego de veículos.

E-MAIS

>O ambientalista José Maria Filho, que foi executado com 19 tiros em Limoeiro do Norte no dia 21 de abril, foi lembrado durante a caminhada. O presidente do Sindicato dos Servidores de Limoeiro do Norte, Reginaldo Ferreira, veio a Fortaleza para reivindicar, durante a manifestação, a federalização das investigações do caso.

>Segundo ele, lá é um projeto gerenciado pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs). ``É isso que nos leva a pedir a federalização da investigação. Não estamos pedindo à toa. Não confiamos na polícia estadual. Já houve várias mortes e ninguém sabe quem matou``, reclamou.

> Ferreira acrescenta que no dia 12 de maio, às 15 horas, haverá audiência pública no Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) de Limoeiro do Norte contra a pulverização aérea, que já é proibida por lei municipal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO 04/05, A PARTIR DAS 09 HORAS!

HORA DE PARTICIPAR!                 Uma vez por ano, ocorre o Congresso dos Funcionários do Banco do Brasil, o CONECEF, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste do Brasil. Para sua realização, existem as etapas estaduais, os Encontros Estaduais dos Funcionários destas instituições.                 Nestes encontros são definidas as pautas específicas de nossas reivindicações, formas de organização e luta pelos nossos direitos. No Encontro Estadual, também elegemos os delegados e delegadas que nos representarão nos respectivos congressos nacionais.                 Aqui, no Ceará, ocorrerá neste sábado, 04/05, a partir das 09 horas, no Praiano Palace Hotel, localizado à av. Beira Mar, 2800 .          ...

GREVE GERAL DIA 30: DERRUBAR AS REFORMAS E O GOVERNO CORRUPTO DE TEMER

É GRAVE! É GREVE! Nunca um governo esteve tão nitidamente envolvido em corrupção, com o presidente ocupando posto central em esquemas de corrupção. Mas por que ele ainda não foi derrubado? Por que ainda não se chamam novas eleições? Porque, além de um Congresso majoritariamente corrompido, ainda a elite econômica o sustenta para garantir os diversos golpes contra a classe trabalhadora, como foi o caso da Lei da Terceirização. Agora estão em jogo as reformas trabalhista e da Previdência. Na Reforma Trabalhista, o governo golpista sofreu uma primeira derrota na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Porém, agora o projeto de lei segue em tramitação para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, para o plenário. Só há um caminho para barrar as reformas. Não será esperar as ações do STF que tem Gilmar Mendes, tampouco basta a ação da Procuradoria Geral da República. É preciso pressão popular. E isto está comprovado. Tudo acontece, tudo está às mostras e nada é feito ...

FELIZ NATAL E UM 2013 JUNTOS!

FELIZ NATAL E UM 2013 JUNTOS!                                 Obrigado! Queremos aqui, agradecer a tod@s nossos colegas que estiveram, de algum modo, conosco neste ano de 2012, buscando organizar-se para garantir um sindicato que fosse verdadeiramente de todos os bancários (as).                 Todos (as) sabemos das dificuldades que encontramos no dia-a-dia de nosso trabalho e em nossas relações pessoais. O aprendizado, entretanto, consiste em saber utilizar essas dificuldades para seguir adiante, tanto ou mais do que as próprias conquistas.                 Neste sentido, queremos desejar a todos (as) nossos colegas um Natal e um Ano Novo com muita paz e saúde para todas ...