Pular para o conteúdo principal

FALTA ÉTICA NA ELEIÇÃO DO COMITÊ DE ÉTICA!

Pode alguém que está na Comissão Eleitoral puxar voto para uma única chapa?
É a postura anti-ética que está tendo o Sindicato dos Bancários do Ceará.
Afinal, nós pagamos o Sindicato. É descontada a mensalidade e até mesmo o imposto sindical de nossos salários para que ele disponibilize toda a sua estrutura de telefone e imprensa para uma única dupla de colegas?
Que Sindicato é este? Para que ele serve?
Falta muita coisa no processo eleitoral para os Comitês de Ética do Banco do Brasil.
Falta democracia, transparência, informação e, pior, ÉTICA!
A diretoria do Banco do Brasil considera que somos um bando de tolos. Às vésperas da greve.
GREVE SIM porque ainda que nem a diretoria do Banco, nem os dirigentes sindicais queiram, vai ter greve sim! E MUITA!
Resolvem aparecer com um pacote de “bondades”, verdadeiras armadilhas. Plano Odontológico que só estará disponível daqui a três meses e que será MAIS UM PRODUTO na PRATELEIRA para empurrar nas metas abusivas.
Dizem que vem por aí um PCS que deve de ser “arranjado” para enfiar goela abaixo agora na greve.
E ainda, aparecem com uma eleição de ÉTICA, onde só se pode ser ÉTICO aos dez anos de banco ou mais. Sim, porque com menos disso, não pode candidatar-se.
Um processo truncado. Com pouquíssima divulgação e debate. Não há sequer o calendário eleitoral divulgado. Sequer o conjunto do funcionalismo tem conhecimento de quem são os candidatos(as), quando, através de informação privilegiada do Sindicato, sabe-se que já será próxima quarta-feira, dia 25 de agosto.
Como se não bastasse, o SEEB-CE, que tem cadeira cativa na Comissão Eleitoral, resolveu apoiar APENAS UMA DUPLA, das doze inscritas.
Se o Sindicato dos Bancários do Ceará não quer que as chapas de gestores ganhem, poderia sim ter chamado uma reunião das candidaturas de base (que não possuem gestores concorrendo) para discutir uma possível unificação.
E, de qualquer forma, POR OBRIGAÇÃO, constar em seu jornal e demais veículos de comunicação o nome de todos os candidatos (as) que estarão concorrendo. Com um pouco da história de cada um. Inclusive os cargos que ocupam em seus locais de trabalho.
E, por fim, posicionar-se contra a votação nas chapas de gestores, por uma questão política legítima. Eles são prepostos do Banco e, como tal, não irão às últimas conseqüências (às vezes, nem às primeiras), se necessário for, para combater o assédio nos locais de trabalho.
Onde está a ÉTICA de um Sindicato que, estando na comissão Eleitoral, apoia uma única candidatura, sem ao menos publicizar e divulgar as dos demais, IGUALMENTE SINDICALIZADOS?
Estes questionamentos são muito sérios, principalmente quando estamos diante de um sindicalismo CHAPA BRANCA.
As candidaturas até agora validadas no Ceará são:

Primeira dupla
Luciano Cortez Marcomini Gerente de Segmento (antigo GERAD)
Aldemir da Silva Nascimento Gerente de Módulo (ambos de Messejana)

Segunda Dupla
Haelmo José Hass Gonçalves Júnior Gerente de Segmento (antigo GERAD)
Giovane Firmino de Souza Gerente Módulo (Estilo)

Terceira Dupla
Teresa Cristina Rocha Pereira Gerente Módulo (Praça dos Correios)
Marisa Monteiro Nepomuceno Gerente Módulo (Praça dos Correios)

Quarta Dupla
José Reinaldo Frota dos Santos Gerente Módulo (Messejana)
Raimundo Nonato da Cunha Nobre Gerente Módulo (Messejana)

Quinta Dupla
Fabiano Avalos Lobo de Rezende Analista SUPER-CE
Sônia Maria de Castro Gomes Analista SUPER-CE

Sexta Dupla
Cândido Antônio Mendes de Oliveira Gerente Geral Solonópole
Fernando José da Silveira Marinho Gerente Geral Setor Público

Sétima Dupla
Francisco Malheiro Tavares Gerente Geral José Bastos
José Dárcio Camilo Pinto Gerente Geral Iguatu

Oitava Dupla
Antônio Charles Dourado de Menezes Gerente Geral Itapipoca
Antônio Magdário Parente Nogueira Gerente Geral Brejo Santo

Nona Dupla
Antônio Alves Neto Gerente Módulo Imperador
Ari Feijó Bezerra Escriturário Imperador

Décima dupla
Maria Berenice Lins Leite Assistente Praia de Iracema
Antônia Eva Lilienfeld Gerente Módulo Praia de Iracema

Décima primeira dupla
José Airton Veras Carvalho Gerente de Segmento (antigo GERAD)
José Sebastião Deodato de Oliveira Gerente Módulo (ambos Comercial Aldeota)

Décima segunda dupla
Milene Fernandes de Oliveira Advogada AJURE
Luiza Ester de C e Silva Marinho Gerente de Segmento (antigo GERAD)
Praça dos Correios

(*) Atenção: Ainda há uma dupla composta por Ana Ximenes do CSO/Compe, que está aguardando parecer quanto à invalidação de sua concorrência. Por problemas de ordem mais operacional. Pois como antes era dirigente sindical, não está “batendo” o local de lotação com o da dotação. Mas já entrou com recurso. E está no aguardo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO 04/05, A PARTIR DAS 09 HORAS!

HORA DE PARTICIPAR!                 Uma vez por ano, ocorre o Congresso dos Funcionários do Banco do Brasil, o CONECEF, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste do Brasil. Para sua realização, existem as etapas estaduais, os Encontros Estaduais dos Funcionários destas instituições.                 Nestes encontros são definidas as pautas específicas de nossas reivindicações, formas de organização e luta pelos nossos direitos. No Encontro Estadual, também elegemos os delegados e delegadas que nos representarão nos respectivos congressos nacionais.                 Aqui, no Ceará, ocorrerá neste sábado, 04/05, a partir das 09 horas, no Praiano Palace Hotel, localizado à av. Beira Mar, 2800 .                 É fundamental a participação do maior número de colegas, tanto da capital, como do interior de nosso estado, para que enviemos uma delegação representativa e independente, sem atrelamento aos patrões e das direções sindicais que não nos representam.           

E ATÉ QUANDO TERÁ VAGA PRA VOCÊ?

Você hoje já olhou para o seu colega do lado? O texto vai ser longo. Não foi proposital. Mas só vai ler quem tiver afim. Tivemos mais de cem colegas do Centro de operações CENOP em Recife que terão de se virar para saber o que vão fazer de sua vida funcional no mar de oportunidades que a empresa lhe criou sem combinar com eles, sem combinar com elas. O Banco muda seu modelo para se adaptar aos “novos tempos”, para conseguir “sobreviver diante dos novos paradigmas”. Mas que novos tempos e que novos paradigmas? Quem os definiu? Tudo é nominado por seres inanimados, respostas impessoalizadas para evitar-se o questionamento, o confronto direto aos verdadeiros responsáveis: banqueiros, grandes especuladores, os grandes capitalistas. E passa-se a ideia de que são os clientes ou o povo que quer. Quando se torna impossível enganar, então, afirma ser a mudança algo inevitável. As desculpas são as mais mentirosas: “Mas o Banco lhe oferece mais oportunidades, mais canais...” Fo

GREVE GERAL DIA 30: DERRUBAR AS REFORMAS E O GOVERNO CORRUPTO DE TEMER

É GRAVE! É GREVE! Nunca um governo esteve tão nitidamente envolvido em corrupção, com o presidente ocupando posto central em esquemas de corrupção. Mas por que ele ainda não foi derrubado? Por que ainda não se chamam novas eleições? Porque, além de um Congresso majoritariamente corrompido, ainda a elite econômica o sustenta para garantir os diversos golpes contra a classe trabalhadora, como foi o caso da Lei da Terceirização. Agora estão em jogo as reformas trabalhista e da Previdência. Na Reforma Trabalhista, o governo golpista sofreu uma primeira derrota na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Porém, agora o projeto de lei segue em tramitação para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, para o plenário. Só há um caminho para barrar as reformas. Não será esperar as ações do STF que tem Gilmar Mendes, tampouco basta a ação da Procuradoria Geral da República. É preciso pressão popular. E isto está comprovado. Tudo acontece, tudo está às mostras e nada é feito