Enviamos este texto elaborado pelo colega Roberval (Delegado Sindical do CSO/Compe) para todos(as):
Ceará: uma resistência para os bancários brasileiros – Greve BB/BNB 2010
Resgatando a História libertária da Província do Ceará até nossos dias:
Assim como em 1881, o jangadeiro Dragão do Mar (Francisco José do Nascimento) e seus companheiros pescadores tomaram um passo decisivo para mudar os destinos da escravidão no Ceará, resolvendo não mais enbarcarem escravos para o sul do país, esta atitude histórica levaria a se concretizar na abolição definitiva dos escravos cearenses em 1884. E nossa província foi para os anais como sendo a primeira província do país a extinguir a iniqüidade da escravidão negra.
Tal qual Dragão do Mar e seus solidários companheiros pescadores, em 13.10.2010, funcionários e funcionárias do BB e BNB, pediram permissão à História para denunciar ao Brasil e a aldeia global que a estupenda rentabilidade líquida destes bancos não se coaduna com as gritantes perdas salariais acumuladas, ausência de isonomia e a prática da lateralidade. Mais inaceitável ainda é conviver com o enorme crescimento do número de contas, cartões, demais produtos, quantidade de agências com um banco com o quadro funcional totalmente insuficiente, praticando assédio moral e o adoecimento em grande escala. Enquanto isto não pára as incorporações de outros bancos pelo BB. O último foi na Argentina.
Uma negociação salarial comprometida com o bancário:
Propomos doravante aos nossos verdadeiros negociadores(que devem ser eleitos pelas bases) que façam uma análise realista e independente da rentabilidade dos bancos, bem como da capacidade de luta dos bancários e bancárias .
Por fim reivindicamos que não sejam consignados como “falta” os dias parados da greve do BB e BNB, pois foram legal e democraticamente autorizados em assembléias, conforme legislação.
Contribuição a Oposição Bancária-Ceará
Comentários