Pular para o conteúdo principal

PARABÉNS À CHAPA 1 da AFBNB e a todos os trabalhadores (as)!

AFBNB segue na luta!


Este blog saúda a diretoria recém-eleita da AFBNB (Associação dos funcionários do Banco do Nordeste do Brasil) e a belíssima campanha da Chapa 1- A AFBNB NA LUTA COM AUTONOMIA pela valorização dos trabalhadores e pelo fortalecimento do BNB, que a fez lograr o excelente resultado de 66,73% de todos os votos e quase 70% dos votos válidos entre os 3015 votantes durante o pleito. Registramos uma menção especial à bela e qualificada presidenta, Rita Josina, firme na luta, que, com sua presença, tem no comando daquela entidade uma mulher. Entre, claro, tantos bravos companheiros.

Parabéns pela coragem e determinação com que esta entidade, através de sua diretoria, tem exercido o seu papel em defesa dos trabalhadores (as), em solidariedade com demais setores sociais.

Ciente do seu compromisso com um outro modelo de desenvolvimento sustentável, tem pautado o debate sobre um Banco do Nordeste a serviço de nosso povo, de nossa gente, com a clareza da necessidade do rompimento com o modelo capitalista como horizonte estratégico da luta de classes.

Sempre atuante. Sempre autônoma e independente, como devem ser os os instrumentos da classe. Um exemplo e um diferencial em tempos de adesismo sindical. Por isso, incomoda aos acomodados na burocracia sindical e aos apaniguados da estrutura estatal. Um contraponto necessário, pois.

Democrática, consegue reunir diversas correntes de pensamento, sem tutelamento ou patrulhamento ideológico de qualquer espécie. Assim tem sido. Plural, aberta e transparente.

Como diria Brechet: "Se as palavras convencem, o exemplo arrasta."

Que o exemplo da AFBNB seja uma contribuição maior para que inspiremos nossa categoria a modificar e balançar as estruturas do movimento sindical, qualificando em sua intervenção política, institucional e popular.

Parabéns a todas e todos!
Viva a AFBNB! Viva a luta das trabalhadoras e trabalhadores!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GREVE GERAL DIA 28 DE ABRIL

É GRAVE! É GREVE! TODAS E TODOS À GREVE GERAL DO DIA 28 DE ABRIL             Há tempos não vivíamos uma época de tão imenso retrocesso em nosso Brasil e os mais diversos ataques à democracia e aos nossos direitos como trabalhadores e trabalhadores.             O desmonte nos serviços públicos que será aprofundado pela PEC 55 aprovada pelo governo golpista se soma à precarização ainda maior das relações de trabalho com o Projeto de Lei aprovado da Terceirização, a proposta de “reforma trabalhista” que impõe o acordado sobre o legislado e duplica o prazo para contratos temporários, entre outras medidas. E um dos maiores golpes: o ataque até mesmo ao direito à aposentadoria e a condições salariais dignas na velhice, momento em que o trabalhador mais precisará de sua renda para sobreviver.             A idade ...

NESTE SÁBADO 04/05, A PARTIR DAS 09 HORAS!

HORA DE PARTICIPAR!                 Uma vez por ano, ocorre o Congresso dos Funcionários do Banco do Brasil, o CONECEF, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste do Brasil. Para sua realização, existem as etapas estaduais, os Encontros Estaduais dos Funcionários destas instituições.                 Nestes encontros são definidas as pautas específicas de nossas reivindicações, formas de organização e luta pelos nossos direitos. No Encontro Estadual, também elegemos os delegados e delegadas que nos representarão nos respectivos congressos nacionais.                 Aqui, no Ceará, ocorrerá neste sábado, 04/05, a partir das 09 horas, no Praiano Palace Hotel, localizado à av. Beira Mar, 2800 .          ...

E ATÉ QUANDO TERÁ VAGA PRA VOCÊ?

Você hoje já olhou para o seu colega do lado? O texto vai ser longo. Não foi proposital. Mas só vai ler quem tiver afim. Tivemos mais de cem colegas do Centro de operações CENOP em Recife que terão de se virar para saber o que vão fazer de sua vida funcional no mar de oportunidades que a empresa lhe criou sem combinar com eles, sem combinar com elas. O Banco muda seu modelo para se adaptar aos “novos tempos”, para conseguir “sobreviver diante dos novos paradigmas”. Mas que novos tempos e que novos paradigmas? Quem os definiu? Tudo é nominado por seres inanimados, respostas impessoalizadas para evitar-se o questionamento, o confronto direto aos verdadeiros responsáveis: banqueiros, grandes especuladores, os grandes capitalistas. E passa-se a ideia de que são os clientes ou o povo que quer. Quando se torna impossível enganar, então, afirma ser a mudança algo inevitável. As desculpas são as mais mentirosas: “Mas o Banco lhe oferece mais oportunidades, mais canais...” Fo...