Pular para o conteúdo principal

PARABÉNS À CHAPA 1 da AFBNB e a todos os trabalhadores (as)!

AFBNB segue na luta!


Este blog saúda a diretoria recém-eleita da AFBNB (Associação dos funcionários do Banco do Nordeste do Brasil) e a belíssima campanha da Chapa 1- A AFBNB NA LUTA COM AUTONOMIA pela valorização dos trabalhadores e pelo fortalecimento do BNB, que a fez lograr o excelente resultado de 66,73% de todos os votos e quase 70% dos votos válidos entre os 3015 votantes durante o pleito. Registramos uma menção especial à bela e qualificada presidenta, Rita Josina, firme na luta, que, com sua presença, tem no comando daquela entidade uma mulher. Entre, claro, tantos bravos companheiros.

Parabéns pela coragem e determinação com que esta entidade, através de sua diretoria, tem exercido o seu papel em defesa dos trabalhadores (as), em solidariedade com demais setores sociais.

Ciente do seu compromisso com um outro modelo de desenvolvimento sustentável, tem pautado o debate sobre um Banco do Nordeste a serviço de nosso povo, de nossa gente, com a clareza da necessidade do rompimento com o modelo capitalista como horizonte estratégico da luta de classes.

Sempre atuante. Sempre autônoma e independente, como devem ser os os instrumentos da classe. Um exemplo e um diferencial em tempos de adesismo sindical. Por isso, incomoda aos acomodados na burocracia sindical e aos apaniguados da estrutura estatal. Um contraponto necessário, pois.

Democrática, consegue reunir diversas correntes de pensamento, sem tutelamento ou patrulhamento ideológico de qualquer espécie. Assim tem sido. Plural, aberta e transparente.

Como diria Brechet: "Se as palavras convencem, o exemplo arrasta."

Que o exemplo da AFBNB seja uma contribuição maior para que inspiremos nossa categoria a modificar e balançar as estruturas do movimento sindical, qualificando em sua intervenção política, institucional e popular.

Parabéns a todas e todos!
Viva a AFBNB! Viva a luta das trabalhadoras e trabalhadores!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO 04/05, A PARTIR DAS 09 HORAS!

HORA DE PARTICIPAR!                 Uma vez por ano, ocorre o Congresso dos Funcionários do Banco do Brasil, o CONECEF, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste do Brasil. Para sua realização, existem as etapas estaduais, os Encontros Estaduais dos Funcionários destas instituições.                 Nestes encontros são definidas as pautas específicas de nossas reivindicações, formas de organização e luta pelos nossos direitos. No Encontro Estadual, também elegemos os delegados e delegadas que nos representarão nos respectivos congressos nacionais.                 Aqui, no Ceará, ocorrerá neste sábado, 04/05, a partir das 09 horas, no Praiano Palace Hotel, localizado à av. Beira Mar, 2800 .          ...

GREVE GERAL DIA 30: DERRUBAR AS REFORMAS E O GOVERNO CORRUPTO DE TEMER

É GRAVE! É GREVE! Nunca um governo esteve tão nitidamente envolvido em corrupção, com o presidente ocupando posto central em esquemas de corrupção. Mas por que ele ainda não foi derrubado? Por que ainda não se chamam novas eleições? Porque, além de um Congresso majoritariamente corrompido, ainda a elite econômica o sustenta para garantir os diversos golpes contra a classe trabalhadora, como foi o caso da Lei da Terceirização. Agora estão em jogo as reformas trabalhista e da Previdência. Na Reforma Trabalhista, o governo golpista sofreu uma primeira derrota na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Porém, agora o projeto de lei segue em tramitação para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, para o plenário. Só há um caminho para barrar as reformas. Não será esperar as ações do STF que tem Gilmar Mendes, tampouco basta a ação da Procuradoria Geral da República. É preciso pressão popular. E isto está comprovado. Tudo acontece, tudo está às mostras e nada é feito ...

ANÁLISE DA PROPOSTA DO BANCO DO BRASIL - COMPARATIVA E PONTO A PONTO

ANÁLISE RACIONAL E COMPARATIVA DA PROPOSTA APRESENTADA PELO BANCO DO BRASIL. PONTO POR PONTO. Depois de tirar os dois "bodes" da sala: desconto dos dias parados e cláusula de descomissionamento, Banco do Brasil apresenta proposta inferior à da FENABAN e à da Caixa Econômica Federal, referente ao piso salarial. Já com relação às propostas que apresentam algum avanço, ou contemplam uma pequena minoria, muito pequena mesmo. Ou não atendem às principais reivindicações dos funcionários, como isonomia, PCR e condições de trabalho. Veja abaixo reflexões e comparações, ponto a ponto! 1) PROPOSTA DE REAJUSTE - Reajuste de 9% sobre todas as verbas salariais e benefícios. O mesmo reajuste será aplicado no VCPI, garantido o interstício sobre esta verba; Pergunta: Nós fizemos 18 DIAS DE GREVE PARA ALCANÇAR HUM POR CENTO E MEIO , é isso mesmo? 2) PISO SALARIAL PISO – De R$ 1.600,00 para R$ 1.760,00. Reajuste de 10%. Proporcionalmente, o reajuste do PISO da ...