Pular para o conteúdo principal

Bancários de Santos paralisam Santander contra perseguições a dirigentes sindicais e assédio

Do Sindicato dos Bancários de Santos e Região
06/01/2011



A diretoria do sindicato dos Bancários de Santos e Região paralisou, dia 06/01/11, agência do Santander em Santos, durante todo o dia 06/01, contra os vários ataques desferidos pelo banco espanhol contra os funcionários e dirigentes sindicais. “A prática de assédio e perseguições a dirigentes sindicais é uma constante e será combatida com ações políticas e jurídicas”, diz Ricardo Saraiva Big, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.
Leia as denúncias abaixo.





Santander persegue dirigentes sindicaisO banco espanhol Santander adotou como norma perseguir dirigentes sindicais no Brasil, na América Latina e em outros países
Na Baixada SantistaEm nossa região temos o caso da funcionária Vanessa Gonçalves, da agência Santander/Pça. Mauá, em Santos. Vanessa, que é diretora do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, tem sido constantemente perseguida e assediada.

Sua chefia não a convoca para reuniões de cobrança de metas, em que deveria estar presente profissionalmente como gerente e politicamente como representante do Sindicato na defesa dos funcionários.

Além disso, rebaixaram-na de cargo, isolam-na boicotando sua comunicação interna via e-mails dentro do banco, tentam isolá-la do restante dos funcionários com insinuações de que não está contente em trabalhar no seu local de trabalho.

Agora, num gesto truculento, transferiram-na unilateralmente para um posto de serviço em outra cidade, numa verdadeira retaliação pelo seu trabalho em defesa dos bancários (as) do Santander e isolando-a de vez.


Em São PauloEstas práticas também estão sendo utilizadas contra outros dois dirigentes sindicais bancários de São Paulo, Rita Berlofa e Adalto Uchôa que estão enfrentando dificuldades na área jurídica por conta dos ataques do banco.


Semelhante as TouradasEstas práticas antissindicais são semelhantes a uma tourada na Espanha, onde o Santander encarna a figura do grande toureiro, senhor, dominador que persegue o touro acuado na arena e o sacrifica como faz com seus funcionários.


Sem tréguaTudo isto, no entender da diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região é perseguição, boicote e assédio. Ações políticas estão sendo organizadas e o departamento jurídico já foi acionado para entrar com ação contra o Santander na Justiça do Trabalho.

Não daremos trégua enquanto o assédio e as perseguições continuarem !!!



Mário Marques assedia para passear nas Bahamas
Mário Marques, assessor de Pessoa Física da Superintendência Regional Santos do Santander, que atualmente substitui temporariamente o regional Carlos, em Santos, vem pressionando diariamente os subordinados. Marques constrange, aterroriza, expõe ao ridículo e persegue funcionários e dirigentes sindicais. A dirigente sindical Vanessa Gonçalves, da agência Santos/Pça. Mauá, por exemplo, está sendo perseguida por Marques que a transferiu para um posto em Cubatão.

O Sindicato não tolera assédio e irá combater com manifestações, paralisações e na justiça toda e qualquer atitude que agrida os direitos dos bancários e bancárias.


BAHAMASSegundo relatos, o “carrasco” Marques é insaciável e estava concorrendo a uma viagem às Bahamas, país da América Central, na região do Caribe, oferecida pelo banco espanhol se conseguisse cumprir as metas sufocando sua equipe. Marques impõe o vale-tudo contra os funcionários envia e-mails diários massacrando-os com assédio.


CARTILHA É UMA FARSA
A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região avisa que esta pressão vai custar caro para o regional temporário. O banco Santander acaba de lançar uma cartilha contra o assédio moral, com normas de conduta, mas a prática é exatamente o contrário: com exploração e assédio. É a chamada cartilha para “inglês ver” ou melhor para “espanhol ver”.


Santander recua e vai cumprir a Lei Depois da pressão do Sindicato, o Santander encaminhou relação com anuência dos funcionários que irão trabalhar excepcionalmente neste domingo, dia 09/11 cumprindo a Lei .

Vale lembrar que em 28/11/10 (DOMINGO), houve uma convocação dos funcionários do antigo Banco Real para prestarem serviço sem comunicar oficialmente o Sindicato dos Bancários. A lei é clara somente em casos excepcionais e depois de comunicar o Sindicato e a Delegacia Regional do Trabalho e se os funcionários concordarem poderão trabalhar no DOMINGO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO 04/05, A PARTIR DAS 09 HORAS!

HORA DE PARTICIPAR!                 Uma vez por ano, ocorre o Congresso dos Funcionários do Banco do Brasil, o CONECEF, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste do Brasil. Para sua realização, existem as etapas estaduais, os Encontros Estaduais dos Funcionários destas instituições.                 Nestes encontros são definidas as pautas específicas de nossas reivindicações, formas de organização e luta pelos nossos direitos. No Encontro Estadual, também elegemos os delegados e delegadas que nos representarão nos respectivos congressos nacionais.                 Aqui, no Ceará, ocorrerá neste sábado, 04/05, a partir das 09 horas, no Praiano Palace Hotel, localizado à av. Beira Mar, 2800 .                 É fundamental a participação do maior número de colegas, tanto da capital, como do interior de nosso estado, para que enviemos uma delegação representativa e independente, sem atrelamento aos patrões e das direções sindicais que não nos representam.           

E ATÉ QUANDO TERÁ VAGA PRA VOCÊ?

Você hoje já olhou para o seu colega do lado? O texto vai ser longo. Não foi proposital. Mas só vai ler quem tiver afim. Tivemos mais de cem colegas do Centro de operações CENOP em Recife que terão de se virar para saber o que vão fazer de sua vida funcional no mar de oportunidades que a empresa lhe criou sem combinar com eles, sem combinar com elas. O Banco muda seu modelo para se adaptar aos “novos tempos”, para conseguir “sobreviver diante dos novos paradigmas”. Mas que novos tempos e que novos paradigmas? Quem os definiu? Tudo é nominado por seres inanimados, respostas impessoalizadas para evitar-se o questionamento, o confronto direto aos verdadeiros responsáveis: banqueiros, grandes especuladores, os grandes capitalistas. E passa-se a ideia de que são os clientes ou o povo que quer. Quando se torna impossível enganar, então, afirma ser a mudança algo inevitável. As desculpas são as mais mentirosas: “Mas o Banco lhe oferece mais oportunidades, mais canais...” Fo

GREVE GERAL DIA 30: DERRUBAR AS REFORMAS E O GOVERNO CORRUPTO DE TEMER

É GRAVE! É GREVE! Nunca um governo esteve tão nitidamente envolvido em corrupção, com o presidente ocupando posto central em esquemas de corrupção. Mas por que ele ainda não foi derrubado? Por que ainda não se chamam novas eleições? Porque, além de um Congresso majoritariamente corrompido, ainda a elite econômica o sustenta para garantir os diversos golpes contra a classe trabalhadora, como foi o caso da Lei da Terceirização. Agora estão em jogo as reformas trabalhista e da Previdência. Na Reforma Trabalhista, o governo golpista sofreu uma primeira derrota na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Porém, agora o projeto de lei segue em tramitação para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, para o plenário. Só há um caminho para barrar as reformas. Não será esperar as ações do STF que tem Gilmar Mendes, tampouco basta a ação da Procuradoria Geral da República. É preciso pressão popular. E isto está comprovado. Tudo acontece, tudo está às mostras e nada é feito