Pular para o conteúdo principal

RANGO



Um faroeste como há muito tempo não era feito. RANGO engana desde o início. Achamos que vai ser uma coisa e é outra completamente diferente. Nos surpreende desde o início, com uma abertura meio monótona, até o desenrolar que mostra todos os personagens clássicos de um faroeste: o estranho sem nome (existe até um filme com este nome, com Clint Eastwood no papel principal), o político corrupto, o pistoleiro mercenário, a população escorchada e oprimida.
O fato de ser uma animação em nada altera o fato primário do filme ser um FAROESTE. Ele faz uma homenagem a vários filmes clássicos, mas não se furta ao fato dele ser um filme contemporâneo.

Este é um filme para ser apreciado, não apenas por crianças, mas também por todos aqueles que gostam de um filme bem feito. Assim como TOY STORY 3 que, para muitos cinéfilos, deveria ter sido o ganhador do Oscar de 2011.
Muitas pessoas não gostam de animação, pois acham que é coisa de criança. Vou dizendo: não é. Outros poderiam até argumentar que é uma covardia, pois o diretor de uma animação pode realizar bem mais que o diretor de um filme live-action... Mas e os efeitos especiais que estão por aí hoje e que são de muito mais qualidade? AVATAR, por exemplo, que foi (quase) todo feito em computador, pôde concorrer a melhor filme (e foi o favorito) e TOY STORY 3, UP – ALTAS AVENTURAS, WALL-E, RANGO não? Por quê?
Vai me dizer que Woody (Tom Hanks) e Buzz Lightyear (Tim Allen) têm menos qualidade artística que Mark Ruffalo, por exemplo, que estava concorrendo ao Oscar de Ator Coadjuvante? O mesmo podemos dizer do nosso herói RANGO, belissimamente interpretado por Johnny Depp.


RANGO nos surpreende por sua qualidade intrínseca aos atores que o interpretam. Johnny Depp como o camaleão solitário e, por isso mesmo, problemático, está impecável, como em toda vez que ele deseja interpretar com gosto (e ele o faz sempre bem em animações). O restante do elenco segura muito bem: Abigail Breslin (de Pequena Miss Sunshine), Alfred Molina (Homem-Aranha 2, Frida, Aprendiz de Feiticeiro e outros), Bill Nighy (Piratas do Caribe), dão a devida verossimilhança que o filme pede.
A trilha sonora que te faz sair cantando e a fotografia escaldante do deserto americano são outros pontos fortes. O senso de humor é outro ponto forte do filme, que é muito bem desenvolvido no roteiro de Gore Verbinski (PIRATAS DO CARIBE, A MEXICANA), que também dirige o filme e trouxe a agilidade de seus outros filmes para este.

Referências estão em toda parte, desde o Espírito do Oeste até o nome da Vila: Poeira (referência direta ao filme lá de cima: O ESTRANHO SEM NOME, cuja vila se chama Lago) e para uma pessoa que goste de Faroeste, este filme é um achado.

Assistam e me digam

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO 04/05, A PARTIR DAS 09 HORAS!

HORA DE PARTICIPAR!                 Uma vez por ano, ocorre o Congresso dos Funcionários do Banco do Brasil, o CONECEF, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste do Brasil. Para sua realização, existem as etapas estaduais, os Encontros Estaduais dos Funcionários destas instituições.                 Nestes encontros são definidas as pautas específicas de nossas reivindicações, formas de organização e luta pelos nossos direitos. No Encontro Estadual, também elegemos os delegados e delegadas que nos representarão nos respectivos congressos nacionais.                 Aqui, no Ceará, ocorrerá neste sábado, 04/05, a partir das 09 horas, no Praiano Palace Hotel, localizado à av. Beira Mar, 2800 .                 É fundamental a participação do maior número de colegas, tanto da capital, como do interior de nosso estado, para que enviemos uma delegação representativa e independente, sem atrelamento aos patrões e das direções sindicais que não nos representam.           

E ATÉ QUANDO TERÁ VAGA PRA VOCÊ?

Você hoje já olhou para o seu colega do lado? O texto vai ser longo. Não foi proposital. Mas só vai ler quem tiver afim. Tivemos mais de cem colegas do Centro de operações CENOP em Recife que terão de se virar para saber o que vão fazer de sua vida funcional no mar de oportunidades que a empresa lhe criou sem combinar com eles, sem combinar com elas. O Banco muda seu modelo para se adaptar aos “novos tempos”, para conseguir “sobreviver diante dos novos paradigmas”. Mas que novos tempos e que novos paradigmas? Quem os definiu? Tudo é nominado por seres inanimados, respostas impessoalizadas para evitar-se o questionamento, o confronto direto aos verdadeiros responsáveis: banqueiros, grandes especuladores, os grandes capitalistas. E passa-se a ideia de que são os clientes ou o povo que quer. Quando se torna impossível enganar, então, afirma ser a mudança algo inevitável. As desculpas são as mais mentirosas: “Mas o Banco lhe oferece mais oportunidades, mais canais...” Fo

GREVE GERAL DIA 30: DERRUBAR AS REFORMAS E O GOVERNO CORRUPTO DE TEMER

É GRAVE! É GREVE! Nunca um governo esteve tão nitidamente envolvido em corrupção, com o presidente ocupando posto central em esquemas de corrupção. Mas por que ele ainda não foi derrubado? Por que ainda não se chamam novas eleições? Porque, além de um Congresso majoritariamente corrompido, ainda a elite econômica o sustenta para garantir os diversos golpes contra a classe trabalhadora, como foi o caso da Lei da Terceirização. Agora estão em jogo as reformas trabalhista e da Previdência. Na Reforma Trabalhista, o governo golpista sofreu uma primeira derrota na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Porém, agora o projeto de lei segue em tramitação para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, para o plenário. Só há um caminho para barrar as reformas. Não será esperar as ações do STF que tem Gilmar Mendes, tampouco basta a ação da Procuradoria Geral da República. É preciso pressão popular. E isto está comprovado. Tudo acontece, tudo está às mostras e nada é feito