Hoje, terça-feira, dia 09/08, presenciamos mais uma atitude vergonhosa da diretoria de nosso sindicato. Num acinte à democracia, "chamaram" na surdina uma Assembleia que era do interesse de todos os bancários (as).
Nem mesmo um e-mail eles dignaram-se de enviar aos bancários informando de referida assembleia.
Aprovaram uma pauta rebaixada com um índice de 5%, além da mera reposição da inflação. Como se não bastasse, a diretoria do Sindicato sentiu-se plenamente à vontade para votar pelo desconto assistencial de 1% no salário dos bancários (as) sindicalizados e de 2% dos não sindicalizados, de uma única vez, após a campanha salarial.
Ou seja, antes mesmo de saber de que ordem serão as despesas com a campanha salarial, eles já decidiram que vão cobrar a mais, além das nossas contribuições costumeiras, mais 1% a 2%.
Segundo o diretor do Sindicato, Marcos Saraiva, "a base (o conjunto dos bancários) não veio para assembleia porque entendeu que não estava na hora de participar".
No que foi questionado por Ailton Lopes, membro da Frente Bancária de Oposição: "Não veio porque não queria ou porque não sabia... ou as duas coisas, porque já não suporta mais esta diretoria?"
Hyrlanda (Bradesco) chegou ainda a propor que a Assembleia fosse adiada para que houvesse maior tempo para convocar e que, pelo menos, os bancários pudesem ser informados da assembleia. No entanto, esta como todas as outras propostas da oposição, foram recusadas. A "assembleia" com pouco mais de 20 (vinte) participantes, era composta, à exceção dos membros da oposição que lá puderam estar presentes, apenas por diretores do Sindicato.
Estavam pela Frente Bancária de Oposição: Ednalva (BB/GECOI), Fernando Saraiva (BB/CSL), Hyrlanda (Bradesco) e Ailton Lopes (BB/Benfica).
Fernando Saraiva lembrou ainda que o dia 11 de agosto é uma data de luta da categoria, no Banco do Brasil, pela jornada de seis horas, deliberado último Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil e interpelou a diretoria do Sindicato a que divulgasse e tomasse alguma atitude.
O presidente do Sindicato muito "interessado" em informar a categoria de data tão importante, disse que só seria divulgado depois da realização do ato.
Ou seja, mais uma vez fica clara que a única intenção desta gestão do sindicato é a de construir um "book" de fotos dela mesma, sem fazer com que a categoria, de fato se mobilize, em torno de questões que são fundamentais para todos (as).
Sem nem ao menos enviar
Comentários