Pular para o conteúdo principal

O que é LATERALIDADE?

Repassamos abaixo resposta a um(a) colega do Banco do Brasil, ingresso há pouco tempo, que nos perguntou sobre o que é a LATERALIDADE, esta anomalia do Banco do Brasil.
 
Segue com resposta dada por Ailton Lopes, delegado sindical da agência Benfica, membro do MAIS Bancários e Frente Bancária de Oposição.
 
Colega,
Respondendo...
LATERALIDADE foi uma fraude que o Banco do Brasil criou para não pagar pelas substituições.
Antes, um(a) colega, quando entrava de férias, licença, faltava, etc. E este colega exercia alguma função/cargo, p.ex., gerente de conta, assistente, etc., outro colega, claro, o substituía. E recebia a remuneração por esta substituição.
Por exemplo, a gerente de relacionamento de minha agência tirou férias. E eu sou assistente, eu cuidaria das carteiras desta gerente pelo tempo que ela estivesse de férias. E, claro, receberia o salário de gerente de relacionamento pelo período em que a substituía.
Com isso, também abria uma vaga de assistente. E então, um(a) escriturário me substituiria pelo tempo em que ficasse fora da comissão de assistente, por substituir a gerente.
Como ocorre com os caixas executivas, que têm os efetivos e os substitutos.
Isso, além de ajudar a manter pessoas compromissadas com tarefas dos que entravam de férias, representava o justo reconhecimento pela tarefa e um acréscimo importante na nossa remuneração.
Pois mais gente teria oportunidade de trabalhar em determinados cargos, adquirir experiência, etc.
Porém, o que fez o Banco?
Ao invés, de colocar alguém para substituir o(a) funcionário (a) que desempenhava aquela função, o Banco faz com que, por exemplo, um(a) outro (a) gerente de relacionamento, além de cuidar de suas funções, de sua carteira, metas, etc., assuma também a carteira, metas, funções do(a) outro(a) que tirou férias, licença, etc.
Ou seja, causa uma sobrecarga enorme de trabalho, visando uma "economia de palitos" que apenas ataca ainda mais o trabalhador (a).
Por isso, precisamos recuperar um direito que jamais deveríamos ter permitido o Banco retirar, mas, infelizmente, as direções sindicais sempre amarraram a greve do Banco do Brasil, Caixa Econômica, e Banco do Nordeste apenas à mesa da Fenaban. Isto, desde o governo Lula. E com isso, nossas questões específicas nunca foram tratadas.
Por isso, é importante lutar contra a lateralidade e pela volta das substituições.
Quanto às notícias da campanha, buscaremos atualizar o máximo que purdermos o nosso blog e também é importante manter o contato.
Espero que tenhamos esclarecido parcialmente suas dúvidas.
Qualquer coisa, pode nos escrever.
Abraço,
Ailton Lopes
Militante do MAIS Bancarios
Delegado Sindical da Agência Benfica (CE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E ATÉ QUANDO TERÁ VAGA PRA VOCÊ?

Você hoje já olhou para o seu colega do lado? O texto vai ser longo. Não foi proposital. Mas só vai ler quem tiver afim. Tivemos mais de cem colegas do Centro de operações CENOP em Recife que terão de se virar para saber o que vão fazer de sua vida funcional no mar de oportunidades que a empresa lhe criou sem combinar com eles, sem combinar com elas. O Banco muda seu modelo para se adaptar aos “novos tempos”, para conseguir “sobreviver diante dos novos paradigmas”. Mas que novos tempos e que novos paradigmas? Quem os definiu? Tudo é nominado por seres inanimados, respostas impessoalizadas para evitar-se o questionamento, o confronto direto aos verdadeiros responsáveis: banqueiros, grandes especuladores, os grandes capitalistas. E passa-se a ideia de que são os clientes ou o povo que quer. Quando se torna impossível enganar, então, afirma ser a mudança algo inevitável. As desculpas são as mais mentirosas: “Mas o Banco lhe oferece mais oportunidades, mais canais...” Fo

GREVE GERAL DIA 28 DE ABRIL

É GRAVE! É GREVE! TODAS E TODOS À GREVE GERAL DO DIA 28 DE ABRIL             Há tempos não vivíamos uma época de tão imenso retrocesso em nosso Brasil e os mais diversos ataques à democracia e aos nossos direitos como trabalhadores e trabalhadores.             O desmonte nos serviços públicos que será aprofundado pela PEC 55 aprovada pelo governo golpista se soma à precarização ainda maior das relações de trabalho com o Projeto de Lei aprovado da Terceirização, a proposta de “reforma trabalhista” que impõe o acordado sobre o legislado e duplica o prazo para contratos temporários, entre outras medidas. E um dos maiores golpes: o ataque até mesmo ao direito à aposentadoria e a condições salariais dignas na velhice, momento em que o trabalhador mais precisará de sua renda para sobreviver.             A idade de 65 anos com mínima e de 49 anos de contribuição para poder receber na integralidade a média salarial de todo seu tempo de contribuição são duros golpes que fazem

FELIZ NATAL E UM 2013 JUNTOS!

FELIZ NATAL E UM 2013 JUNTOS!                                 Obrigado! Queremos aqui, agradecer a tod@s nossos colegas que estiveram, de algum modo, conosco neste ano de 2012, buscando organizar-se para garantir um sindicato que fosse verdadeiramente de todos os bancários (as).                 Todos (as) sabemos das dificuldades que encontramos no dia-a-dia de nosso trabalho e em nossas relações pessoais. O aprendizado, entretanto, consiste em saber utilizar essas dificuldades para seguir adiante, tanto ou mais do que as próprias conquistas.                 Neste sentido, queremos desejar a todos (as) nossos colegas um Natal e um Ano Novo com muita paz e saúde para todas as famílias e amigos/as.                 E com esses votos, renovar nosso compromisso de seguirmos juntos na luta por condições melhores de trabalho.                 Isso porque sabemos que Juntos podemos mais! E juntos somos mais fortes! MOVIMENTO RESGATAR O SINDICATO PARA OS BANCÁRIOS