Pular para o conteúdo principal

DIGA NÃO AO DESCONTO ASSISTENCIAL!

Diretoria do Sindicato se supera e restringe horário para entrega de formulário de oposição ao desconto assistencial.

Já se tornou uma praxe da diretoria de nosso sindicato, durante seguidas gestões, realizar assembleia para deliberação sobre o desconto assistencial, evitando o conhecimento da maioria dos/as associados/as. Como é o caso de editais minúsculos, publicados em jornais TB (Tribuna Bancária) que chegam às unidades já depois de ocorrido o evento.

Anos atrás, os delegados/as sindicais de nossas unidades, hoje, peças raras (uma vez que a diretoria do Sindicato, além de não estimular, ajudou a restringir o número de representantes no caso específico do Banco do Brasil), encarregavam-se de coletar os formulários de oposição ao desconto assistencial para levar ao Sindicato.

Há bem poucos anos, a diretoria de nosso sindicato exigiu a entrega pessoal e individual do formulário, antes escrito pelo próprio colega, depois disponibilizado no sindicato, e, agora, somente entregue no sindicato pessoalmente.

Enfim... não bastassem todas estas restrições, agora, acabada a greve, e com nossos colegas tendo de compensar horas da greve, o que faz esta direção que não mais serve para representar os interesses do conjunto dos/as associados/as?

Impõe uma restrição no horário de atendimento aos associados/as, a nós, que mantemos toda a sua estrutura sindical.

A atual gestão do sindicato limitou o atendimento para oposição ao desconto assistencial entre 09 horas da manhã e 03 horas da tarde. Antes de terminar o expediente bancário.

Se fosse realmente necessário tal desconto, não temos dúvida que toda a categoria voluntariamente se disporia a contribuir.

A própria diretoria do Sindicato demonstra o descabimento de tal desconto, ao fazer assembleia às escondidas para decidir sobre tal tema. Porque simplesmente não tem como justificar a necessidade de mais este desconto dos trabalhadores/as bancários/as.

O QUE É O DESCONTO ASSISTENCIAL?
Contribuição extraordinária dos associados/as de um sindicato, para poder arcar com despesas extraordinárias durante o período grevista. Deve ser decidida em assembleia com ampla divulgação e justificativa de sua necessidade, com posterior comprovação inequívoca dos gastos realizados.
QUANTO SERÁ DEBITADO DE MEU SALÁRIO SE EU NÃO ME OPUSER?
- Um por cento do salário bruto dos sindicalizados/as, no mês posterior ao do pagamento do décimo-terceiro salário;
- Dois por cento do salário bruto dos não-sindicalizados/as, no mês posterior ao do pagamento do décimo-terceiro salário;
COMO FAÇO PARA ME OPOR AO DESCONTO ASSISTENCIAL?
Deve dirigir-se à sede de nosso Sindicato: Rua 24 de maio, 1289, Centro. No horário entre 09 horas e 15 horas.
ATÉ QUANDO POSSO ME OPOR?
Até o dia 07 deste mês de novembro, segunda-feira da próxima semana.
E SE EU FOR DO INTERIOR DO ESTADO?
Deve enviar mensagem para o e-mail do sindicato, a/c de Girlane, solicitando o Requerimento de Oposição ao Desconto Assistencial, o qual deverá ser preenchido e assinado, com reconhecimento de sua firma em cartório e, posteriormente, enviado pelos Correios até a data limite de 07/11/2011, para o endereço do Sindicato dos Bancários do Ceará: Rua 24 de Maio, 1289 – Bairro Centro - Fortaleza(CE) - CEP: 60.020-001. Fone do sindicato: (85) 3252.4266.
ALGUNS MOTIVOS PELOS QUAIS NOS OPOMOS AO DESCONTO ASSISTENCIAL:
Ø  Já temos duas contribuições sindicais descontadas em nossa folha de pagamento, uma de maneira voluntária, daqueles/as que são sindicalizados: a mensalidade de filiação, e outra que nos é imposta: o Imposto Sindical, e que nosso sindicato não nos devolve;
Ø  Não houve qualquer prestação de contas por parte da Diretoria do Sindicato, atual gestão, que justifique a necessidade do Desconto Assistencial;
Ø  Para que seja deliberada a possibilidade de desconto assistencial, é necessário que haja uma assembleia com ampla divulgação, capaz de garantir a participação dos interessados/as, ou seja, todos os associados/as.  A diretoria do sindicato fez uma assembleia, às escondidas. O edital publicado na tribuna bancária chegou à maioria das unidades depois do dia da realização da assembleia. E ainda antes da campanha salarial, ou seja, sem nada que ainda justificasse ou indicasse quanto e se seria necessário descontar algum valor extraordinário dos associados/as;
Ø  A falta de confiança nesta Diretoria do Sindicato que, entre tantas falácias, nos quer vender como vitória uma proposta rebaixada de um por cento de aumento real, num verdadeiro atentado à inteligência das pessoas.

Comentários

Saldanha Gama disse…
O sindicato está dificultando o acesso ao formulário. Moro no interior e fiz a solicitação por email no dia 31/10/2011, conforme orientação deste blog e até esta data não recebi nenhum sinal por parte do sinticato. Pergunto, como proceder?

Postagens mais visitadas deste blog

E ATÉ QUANDO TERÁ VAGA PRA VOCÊ?

Você hoje já olhou para o seu colega do lado? O texto vai ser longo. Não foi proposital. Mas só vai ler quem tiver afim. Tivemos mais de cem colegas do Centro de operações CENOP em Recife que terão de se virar para saber o que vão fazer de sua vida funcional no mar de oportunidades que a empresa lhe criou sem combinar com eles, sem combinar com elas. O Banco muda seu modelo para se adaptar aos “novos tempos”, para conseguir “sobreviver diante dos novos paradigmas”. Mas que novos tempos e que novos paradigmas? Quem os definiu? Tudo é nominado por seres inanimados, respostas impessoalizadas para evitar-se o questionamento, o confronto direto aos verdadeiros responsáveis: banqueiros, grandes especuladores, os grandes capitalistas. E passa-se a ideia de que são os clientes ou o povo que quer. Quando se torna impossível enganar, então, afirma ser a mudança algo inevitável. As desculpas são as mais mentirosas: “Mas o Banco lhe oferece mais oportunidades, mais canais...” Fo

GREVE GERAL DIA 30: DERRUBAR AS REFORMAS E O GOVERNO CORRUPTO DE TEMER

É GRAVE! É GREVE! Nunca um governo esteve tão nitidamente envolvido em corrupção, com o presidente ocupando posto central em esquemas de corrupção. Mas por que ele ainda não foi derrubado? Por que ainda não se chamam novas eleições? Porque, além de um Congresso majoritariamente corrompido, ainda a elite econômica o sustenta para garantir os diversos golpes contra a classe trabalhadora, como foi o caso da Lei da Terceirização. Agora estão em jogo as reformas trabalhista e da Previdência. Na Reforma Trabalhista, o governo golpista sofreu uma primeira derrota na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Porém, agora o projeto de lei segue em tramitação para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, para o plenário. Só há um caminho para barrar as reformas. Não será esperar as ações do STF que tem Gilmar Mendes, tampouco basta a ação da Procuradoria Geral da República. É preciso pressão popular. E isto está comprovado. Tudo acontece, tudo está às mostras e nada é feito

GREVE GERAL DIA 28 DE ABRIL

É GRAVE! É GREVE! TODAS E TODOS À GREVE GERAL DO DIA 28 DE ABRIL             Há tempos não vivíamos uma época de tão imenso retrocesso em nosso Brasil e os mais diversos ataques à democracia e aos nossos direitos como trabalhadores e trabalhadores.             O desmonte nos serviços públicos que será aprofundado pela PEC 55 aprovada pelo governo golpista se soma à precarização ainda maior das relações de trabalho com o Projeto de Lei aprovado da Terceirização, a proposta de “reforma trabalhista” que impõe o acordado sobre o legislado e duplica o prazo para contratos temporários, entre outras medidas. E um dos maiores golpes: o ataque até mesmo ao direito à aposentadoria e a condições salariais dignas na velhice, momento em que o trabalhador mais precisará de sua renda para sobreviver.             A idade de 65 anos com mínima e de 49 anos de contribuição para poder receber na integralidade a média salarial de todo seu tempo de contribuição são duros golpes que fazem