Pular para o conteúdo principal

ESCLARECIMENTO: DESCONTO DOS DIAS PARADOS!

Colegas,

Temos de tomar muito cuidado com duas coisas:

1- A forma como a mídia expõe as questões;

2 - A formas com que o governo e os diversos patrões buscam para liquidar nosso movimento.

DITO ISTO, partimos para o seguinte ESCLARECIMENTO:

Todos os anos durante o período de greve, os administradores devem impostar o código de falta. Isto já é o que se chama popularmente como "corte no ponto".

No entanto, com o decorrer das negociações, é que se decide como será o tratamento dado aos dias de greve. Se temos que compensar total, parcialmente ou não temos que compensar.

A falta, após o período de greve é, então, reclassificada. E se houver sido processada a folha de pagamento com o desconto dos dias parados, deverá ser feito um acerto, restituindo o salário que não foi pago pelos dias parados. Do mesmo modo como ocorre com os reajustes, que são processados em forma de acertos, ou na folha do mês corrente, ou de maneira avulsa em conta-corrente, para serem acertados na folha do próximo mês.

Porém, se não houver entendimento entre bancários e banqueiros, isso pode parar num julgamento pelo TST, como foi o caso dos Correios. E, ainda assim, naquele caso (dos trabalhadores dos Correios) a questão ainda está indefinida, pois os trabalhadores/as não aceitaram a proposta do TST.

Um fato é importante destacar: "Não há motivos para decretar, por exemplo, a ilegalidade de nossa greve". E ainda que houvesse e fosse decretado, diversas greves passaram por esta situação e, mesmo assim, com a permanência de organização dos trabalhadores (as), conseguiram várias conquistas e reverteram qualquer quadro negativo.

OUTRA QUESTÃO IMPORTANTE a destacar: Ao assumirem o Banco do Brasil e Caixa Econômica a postura de participarem da Mesa da FENABAN, ambos os bancos assinam a chamada CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), pertinente a todo o sistema financeiro.

O que ISTO SIGNIFICA? Que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica deverão obrigatoriamente assumir, pelo menos, as cláusulas da Convenção que abrange todos os bancários (as). Podendo melhorá-las, nunca piorá-las. Logo, na mesa da FENABAN, já se negocia a questão dos dias parados. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica podem negociar em seus respectivos ACTs (Acordos Coletivos de Trabalho) melhores condições para os trabalhadores (as), nunca piores.

Logo, o que está havendo é um jogo cada vez mais duro do governo que está jogando com suas armas, entre elas, a de diversas ameaças.

A única forma de virar este jogo é fortalecermos nossa greve, mostrando, assim, de que lado estamos.

Portanto, É NOSSO DEVER COMPARECER A TODAS AS ASSEMBLEIAS.

Mesmo as organizativas, pois É LÁ ONDE PODEMOS NOS INFORMAR MELHOR, TROCAR IMPRESSÕES, etc.

Apesar da direção de nosso sindicato encerrá-las, sem sequer dar informe das atividades do dia seguinte, e mesmo sem organizar nossa mobilização com os colegas que lá se fazem presentes, como o ocorrido na última quinta-feira.

Porém, só podemos mudar isso e exigir outra postura de nossa direção sindical se estivermos lá para cobrar.

Sabemos que é duro ter que ficar cobrando da direção sindical o cumprimento daquilo que é seu dever. Mas, infelizmente, se não o fizermos, esta nossa greve pode morrer por inanição. E isso não podemos deixar.

Se a direção do sindicato não mobiliza, nós mobilizaremos junt@s!

Então, participe!

Juntos somos MAIS + Fortes!

Comentários

Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Thomas disse…
Compensação de dias parados - o Banco pretende ressalvar a cláusula da Fenaban e não abonar os dias parados daqueles funcionários que, em caso de greve, participem das paralisações. Apenas 38% das horas foram compensadas no ano passado, o que vai de encontro ao que foi acordado nos anos anteriores no que diz respeito à reposição dos dias parados. O Banco entende que, com a disposição para o diálogo demonstrada pela Empresa, não há a necessidade de paralisação e aposta em uma solução negociada.


http://www.bb.com.br/portalbb/page251,10892,19157,21,0,1,1.bb?codigoMenu=11873&codigoNoticia=30995&localizacaoDet=2

Não é a mídia, é o BB.
MAIS BANCARIOS disse…
Caro Thomas, acho que vc não leu a segunda premissa: 2 - A formas com que o governo e os diversos patrões buscam para liquidar nosso movimento.

O patrão diz uma coisa. Nós dizemos outra. Ou se chega a um acordo ou alguém chama o dissídio no TST.

Estão são as regras, meu caro.
No que vc aposta?

Postagens mais visitadas deste blog

E ATÉ QUANDO TERÁ VAGA PRA VOCÊ?

Você hoje já olhou para o seu colega do lado? O texto vai ser longo. Não foi proposital. Mas só vai ler quem tiver afim. Tivemos mais de cem colegas do Centro de operações CENOP em Recife que terão de se virar para saber o que vão fazer de sua vida funcional no mar de oportunidades que a empresa lhe criou sem combinar com eles, sem combinar com elas. O Banco muda seu modelo para se adaptar aos “novos tempos”, para conseguir “sobreviver diante dos novos paradigmas”. Mas que novos tempos e que novos paradigmas? Quem os definiu? Tudo é nominado por seres inanimados, respostas impessoalizadas para evitar-se o questionamento, o confronto direto aos verdadeiros responsáveis: banqueiros, grandes especuladores, os grandes capitalistas. E passa-se a ideia de que são os clientes ou o povo que quer. Quando se torna impossível enganar, então, afirma ser a mudança algo inevitável. As desculpas são as mais mentirosas: “Mas o Banco lhe oferece mais oportunidades, mais canais...” Fo

GREVE GERAL DIA 30: DERRUBAR AS REFORMAS E O GOVERNO CORRUPTO DE TEMER

É GRAVE! É GREVE! Nunca um governo esteve tão nitidamente envolvido em corrupção, com o presidente ocupando posto central em esquemas de corrupção. Mas por que ele ainda não foi derrubado? Por que ainda não se chamam novas eleições? Porque, além de um Congresso majoritariamente corrompido, ainda a elite econômica o sustenta para garantir os diversos golpes contra a classe trabalhadora, como foi o caso da Lei da Terceirização. Agora estão em jogo as reformas trabalhista e da Previdência. Na Reforma Trabalhista, o governo golpista sofreu uma primeira derrota na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Porém, agora o projeto de lei segue em tramitação para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, para o plenário. Só há um caminho para barrar as reformas. Não será esperar as ações do STF que tem Gilmar Mendes, tampouco basta a ação da Procuradoria Geral da República. É preciso pressão popular. E isto está comprovado. Tudo acontece, tudo está às mostras e nada é feito

GREVE GERAL DIA 28 DE ABRIL

É GRAVE! É GREVE! TODAS E TODOS À GREVE GERAL DO DIA 28 DE ABRIL             Há tempos não vivíamos uma época de tão imenso retrocesso em nosso Brasil e os mais diversos ataques à democracia e aos nossos direitos como trabalhadores e trabalhadores.             O desmonte nos serviços públicos que será aprofundado pela PEC 55 aprovada pelo governo golpista se soma à precarização ainda maior das relações de trabalho com o Projeto de Lei aprovado da Terceirização, a proposta de “reforma trabalhista” que impõe o acordado sobre o legislado e duplica o prazo para contratos temporários, entre outras medidas. E um dos maiores golpes: o ataque até mesmo ao direito à aposentadoria e a condições salariais dignas na velhice, momento em que o trabalhador mais precisará de sua renda para sobreviver.             A idade de 65 anos com mínima e de 49 anos de contribuição para poder receber na integralidade a média salarial de todo seu tempo de contribuição são duros golpes que fazem