Pular para o conteúdo principal

IGNORÂNCIA, INCOMPETÊNCIA OU CARA-DE-PAU

"OPOSIÇÃO INCOMODA os acomodados"

Entre tantas mentiras desferidas contra militantes da oposição, a diretoria do Sindicato resolveu dizer que "um militante da oposição" teria participado de uma Assembleia que teria aprovado o PCR (Plano de Cargos e Remuneração) do Banco do Brasil, como ele é hoje.
O tempo inteiro, a diretoria do sindicato não citou nomes para evitar direito de resposta por parte da oposição.

Ora, para começar, bastaria por dizer que não houve NENHUMA assembleia que deliberasse sobre o atual PCR.

Logo, ninguém, nem da oposição, nem da situação, participou de tal assembleia, por um simples fato: ela não existiu!

Basta perguntar para qualquer colega bancário (a) do Banco do Brasil.

No entanto, o tal diretor ou ignorante ou atrapalhado, e com raiva, disse ter provas de que houve esta assembleia. O fato é que as ditas "provas" que ele diz ter são referentes à Assembleia de greve do ano passado em que decidimos sair da greve devido ao enfraquecimento do movimento e não porque concordássemos com as propostas. Tanto que as rejeitamos há exato um ano: 13/10/2010.

Porém, mesmo assim, a própria proposta referente ao PCR dizia apenas: "3) Implantação da Carreira de Mérito do Plano de Carreiras e Remuneração (PCR), retroagindo seus efeitos ao ano de 2006. Mais detalhes do funcionamento dessa nova carreira serão disponibilizados em breve a todos os funcionários", cfe. pode ser consulta na Tribuna Bancária, da edição nr. 1162.

O link é o seguinte:

Logo, não se sabia quais os verdadeiros termos deste PCR e este era um dos motivos de sermos constra a proposta do Banco, por ser vaga. E também por não acabar com a lateralidade, nem retomar a licência-prêmio ou anuênio, ou mesmo recuperar nossas perdas salariais. Enfim, sem avanço nas questões específicas.

Com toda a cara-de-pau do mundo inteiro, ele apresentou, então, como uma das "provas" de que teria havido essa assembleia, a assinatura do ACT 2010/201, que diz:

"CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA QUARTA: IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO - PCR
O BANCO compromete-se a implantar até 31.3.2011 o Plano de Carreira e Remuneração - PCR, a viger a partir de 1º.9.2010 e com efeitos retroativos a 2006, no que se refere à
pontuação para a progressão por mérito, na forma das instruções normativas internas. "

Porém, ele não foi capaz de ler este texto na assembleia!!!

Porque se lesse ficaria comprovado que o próprio ACT diz: Que o Banco comprometer-se-ia a implantar o PCR, mas os termos seriam definidos posteriormente em negociação na tal mesa permanente.

Ora, este texto foi do ACT (Acordo de Trabalho)! Texto que é assinado somente depois pelos sindicatos.

Ora, tod@s sabemos que o acordo, tal como ele é redigido, não nos é apresentado em Assembleia. Ninguém o lê. Apresentam-se apenas itens que foram negociados.

Mesmo assim, fica comprovado que nós não o aprovamos nos termos que ele, o PCR, hoje se apresenta!

Tanto é que os termos só foram apresentados, já com anuência das direções sindicais governistas, no site do BB no dia 07 de abril, como pode ser consultado no seguinte link: http://www.bb.com.br/portalbb/page251,10892,2664,21,0,1,1.bb?codigoMenu=11873&codigoNoticia=30665&localizacaoDet=2

E isso foi feito sem qualquer consulta à base! SEM QUALQUER ASSEMBLEIA!

Ora, nem o próprio presidente do Sindicato, naquela época, greve do ano passado, sabia os termos do PCR.

É aí que entra a "segunda prova" apontada pelo tal diretor do sindicato que parece ter algum problema concernente à capacidade de compreensão da realidade.

Ele diz que tem um vídeo em que um militante da oposição (no caso, Ailton Lopes, delegado sindical do Benfica, teria votado a favor do PCR).

O tal vídeo refere-se a tal assembleia de greve, realizada no dia 14/10/2010.

Ora, se lá observarem, assim como se observarem o vídeo da assembleia de 13/10/2010, do dia anterior, em que decidimos manter a greve, todos perceberão que em NENHUM MOMENTO de referidas assembleias foi explicado, por exemplo, como seria a escala da carreira de mérito, de acordo com os cargos comissionados.

Como, por exemplo, pode ser observado no link: http://www.bb.com.br/portalbb/page5,10892,8497,21,0,1,1.bb?codigoMenu=15375, do próprio Banco do Brasil, só em abril deste ano.

Mas O PIOR MESMO, para além das mentiras, foi o papel deslavado que os dirigentes de nosso sindicato cumpriram neste ano passando nas agências para anunciar como "grande vitória" o atual PCR.

Um PCR que exclui escriturários e caixas executivos.
UM PCR inexequível para a maioria dos trabalhadores (as), porque mesmo os comissionados, sua maioria, assistentes ou gerentes de relacionamento teriam que trabalhar por 75 anos ou 50 anos, respectivamente, para chegar a última letra da carreira de mérito.

Bem, tá explicado porque eles estão tão nervosos. Diante de tamanha traição, têm mesmo de ficar nervosos ao perceberem que ninguém é idiota. Bem, de idiotice, tem gente que entende bem...

A propósito, você foi convidado (a) para alguma assembleia que discutisse este PCR?

Pois é... Eu também NÃO!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E ATÉ QUANDO TERÁ VAGA PRA VOCÊ?

Você hoje já olhou para o seu colega do lado? O texto vai ser longo. Não foi proposital. Mas só vai ler quem tiver afim. Tivemos mais de cem colegas do Centro de operações CENOP em Recife que terão de se virar para saber o que vão fazer de sua vida funcional no mar de oportunidades que a empresa lhe criou sem combinar com eles, sem combinar com elas. O Banco muda seu modelo para se adaptar aos “novos tempos”, para conseguir “sobreviver diante dos novos paradigmas”. Mas que novos tempos e que novos paradigmas? Quem os definiu? Tudo é nominado por seres inanimados, respostas impessoalizadas para evitar-se o questionamento, o confronto direto aos verdadeiros responsáveis: banqueiros, grandes especuladores, os grandes capitalistas. E passa-se a ideia de que são os clientes ou o povo que quer. Quando se torna impossível enganar, então, afirma ser a mudança algo inevitável. As desculpas são as mais mentirosas: “Mas o Banco lhe oferece mais oportunidades, mais canais...” Fo

GREVE GERAL DIA 30: DERRUBAR AS REFORMAS E O GOVERNO CORRUPTO DE TEMER

É GRAVE! É GREVE! Nunca um governo esteve tão nitidamente envolvido em corrupção, com o presidente ocupando posto central em esquemas de corrupção. Mas por que ele ainda não foi derrubado? Por que ainda não se chamam novas eleições? Porque, além de um Congresso majoritariamente corrompido, ainda a elite econômica o sustenta para garantir os diversos golpes contra a classe trabalhadora, como foi o caso da Lei da Terceirização. Agora estão em jogo as reformas trabalhista e da Previdência. Na Reforma Trabalhista, o governo golpista sofreu uma primeira derrota na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Porém, agora o projeto de lei segue em tramitação para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, para o plenário. Só há um caminho para barrar as reformas. Não será esperar as ações do STF que tem Gilmar Mendes, tampouco basta a ação da Procuradoria Geral da República. É preciso pressão popular. E isto está comprovado. Tudo acontece, tudo está às mostras e nada é feito

GREVE GERAL DIA 28 DE ABRIL

É GRAVE! É GREVE! TODAS E TODOS À GREVE GERAL DO DIA 28 DE ABRIL             Há tempos não vivíamos uma época de tão imenso retrocesso em nosso Brasil e os mais diversos ataques à democracia e aos nossos direitos como trabalhadores e trabalhadores.             O desmonte nos serviços públicos que será aprofundado pela PEC 55 aprovada pelo governo golpista se soma à precarização ainda maior das relações de trabalho com o Projeto de Lei aprovado da Terceirização, a proposta de “reforma trabalhista” que impõe o acordado sobre o legislado e duplica o prazo para contratos temporários, entre outras medidas. E um dos maiores golpes: o ataque até mesmo ao direito à aposentadoria e a condições salariais dignas na velhice, momento em que o trabalhador mais precisará de sua renda para sobreviver.             A idade de 65 anos com mínima e de 49 anos de contribuição para poder receber na integralidade a média salarial de todo seu tempo de contribuição são duros golpes que fazem