Pular para o conteúdo principal

ESCÂNDALO NO BB

O assédio se institucionalizou no Banco do Brasil e criou raízes.
Não bastasse a implementação do SINERGIA Carteira, como mais uma forma de "apertar o cabresto", com uma cobrança ainda mais individualizada no cumprimento de metas, num modelo absolutamente competitivista, agora, o Banco resolveu cobrar por nota técnica quanto cada colega está fazendo.
Vejam o escândalo, como se estivessem lidando com irresponsáveis:
"O colega tem que informar o quanto fez, e se não fez, informar o motivo!"
Ora, e o modelo faliu?
Há inúmeras ferramentas na plataforma e no SISBB para informar tais dados!
Ou alguém precisa ensinar para "as grandes mentes" como se usam as ferramentas?
Não éramos nós quem não sabíamos usar? O que foi que houve? Desaprenderam?

Tod@s sabemos que não serão lidas todas estas notas técnicas. E ainda que sejam!
Esta é uma forma de constranger, assediar, pressionar psicologicamente.
Nós mesm@s já nos cobramos todos os dias, buscando alcançar os resultados que o Banco nos cobra, por maiores que possam nos parecer (e são!), porque somos absolutamente profissionais.

Como se não bastasse a cobrança internalizada que cada um(a) de nós já carrega, o Banco ainda nos trata de forma humilhante. Isso é uma irresponsabilidade e de um cinismo gritante quando quer esta empresa se apresentar como socialmente responsável.

Somos cada um(a) de nós que fazemos o resultado, que atendemos, recebemos os clientes, ofertamos, vendemos, prestamos consultoria financeira, para que os altos executivos do banco aumentem seus salários em escala muito maior que os nossos, recebam uma PLR ainda mais exorbitante, e se aposentem com muito mais benefícios. E ainda com sindicatos que sequer pusilânimes são, pois pactuam de maneira vergonhosa, agenciando interesses de seus grupos políticos dentro das esferas de poder do banco.

Em outras épocas, o Sindicato já teria entrado com ações contra o banco, com relação às tais "mesas de crédito", que exigem que contratemos operações sem assinatura do cliente e sem gravação telefônica, entre ouras coisas. Já teria feito paralisações e mobilizações, enfrentado o patrão, em defesa dos direitos dos trabalhadores/as, como no caso da jornada de 06 horas, entre outras ações. Teria uma ação mais efetiva contra o assédio (i)moral, institucionalizado e generalizado no banco, ao invés de ter apresentado os tais comitês de ética como vitória. E, ao invés, de apresentar os vexatórios planos de cargos e remuneração como conquistas, estariam pressionando o banco, e mobilizando a base para exigir um plano que incluísse caixas e escriturários e que fosse exequível, no que diz respeito, à promoção por mérito, para a grande maioria da categoria, e não para uma pequena minoria que chegue, por exemplo, à gerência de uma unidade.

Hoje estamos fragilizados, sem um instrumento forte de defesa e luta. Por isso, é preciso que toda esta nossa indignação possa ser canalizada para fazermos greves ainda mais fortes e mudarmos estes sindicatos!

Continuaremos, de maneira profissional, dando o melhor de nós, mas temos de tomar muito cuidado e nos apoiarmos mutuamente, pois este modelo e cobrança de metas abusivas têm gerado adoecimento e desagregação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E ATÉ QUANDO TERÁ VAGA PRA VOCÊ?

Você hoje já olhou para o seu colega do lado? O texto vai ser longo. Não foi proposital. Mas só vai ler quem tiver afim. Tivemos mais de cem colegas do Centro de operações CENOP em Recife que terão de se virar para saber o que vão fazer de sua vida funcional no mar de oportunidades que a empresa lhe criou sem combinar com eles, sem combinar com elas. O Banco muda seu modelo para se adaptar aos “novos tempos”, para conseguir “sobreviver diante dos novos paradigmas”. Mas que novos tempos e que novos paradigmas? Quem os definiu? Tudo é nominado por seres inanimados, respostas impessoalizadas para evitar-se o questionamento, o confronto direto aos verdadeiros responsáveis: banqueiros, grandes especuladores, os grandes capitalistas. E passa-se a ideia de que são os clientes ou o povo que quer. Quando se torna impossível enganar, então, afirma ser a mudança algo inevitável. As desculpas são as mais mentirosas: “Mas o Banco lhe oferece mais oportunidades, mais canais...” Fo

GREVE GERAL DIA 30: DERRUBAR AS REFORMAS E O GOVERNO CORRUPTO DE TEMER

É GRAVE! É GREVE! Nunca um governo esteve tão nitidamente envolvido em corrupção, com o presidente ocupando posto central em esquemas de corrupção. Mas por que ele ainda não foi derrubado? Por que ainda não se chamam novas eleições? Porque, além de um Congresso majoritariamente corrompido, ainda a elite econômica o sustenta para garantir os diversos golpes contra a classe trabalhadora, como foi o caso da Lei da Terceirização. Agora estão em jogo as reformas trabalhista e da Previdência. Na Reforma Trabalhista, o governo golpista sofreu uma primeira derrota na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Porém, agora o projeto de lei segue em tramitação para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, para o plenário. Só há um caminho para barrar as reformas. Não será esperar as ações do STF que tem Gilmar Mendes, tampouco basta a ação da Procuradoria Geral da República. É preciso pressão popular. E isto está comprovado. Tudo acontece, tudo está às mostras e nada é feito

GREVE GERAL DIA 28 DE ABRIL

É GRAVE! É GREVE! TODAS E TODOS À GREVE GERAL DO DIA 28 DE ABRIL             Há tempos não vivíamos uma época de tão imenso retrocesso em nosso Brasil e os mais diversos ataques à democracia e aos nossos direitos como trabalhadores e trabalhadores.             O desmonte nos serviços públicos que será aprofundado pela PEC 55 aprovada pelo governo golpista se soma à precarização ainda maior das relações de trabalho com o Projeto de Lei aprovado da Terceirização, a proposta de “reforma trabalhista” que impõe o acordado sobre o legislado e duplica o prazo para contratos temporários, entre outras medidas. E um dos maiores golpes: o ataque até mesmo ao direito à aposentadoria e a condições salariais dignas na velhice, momento em que o trabalhador mais precisará de sua renda para sobreviver.             A idade de 65 anos com mínima e de 49 anos de contribuição para poder receber na integralidade a média salarial de todo seu tempo de contribuição são duros golpes que fazem